General Motors do Brasil, participante do Grupo +Unidos, já recicla 97% dos resíduos industriais

A empresa já recicla 97% dos resíduos industriais gerados a partir de seus processos produtivos no país e trabalha fortemente para alcançar a marca de 100%.
A General Motors do Brasil atingiu um objetivo de extrema importância na área de meio ambiente. A empresa já recicla 97% dos resíduos industriais gerados a partir de seus processos produtivos no país e trabalha fortemente para alcançar a marca de 100%. Atualmente, todas as unidades da GM no Brasil geram cerca de 163.000 toneladas de resíduos por ano.

A receita deste sucesso na área de meio ambiente deve-se, sobretudo, a um importante trabalho de conscientização junto aos funcionários dentro das unidades, que tem em vista transformar a reciclagem em uma cultura de quem trabalha na empresa. Mas também há uma série de adaptações realizadas nesses locais, para a correta e eficiente coleta do resíduo para reciclagem.

Nas fábricas da GM, quase tudo vai para reciclagem. Desde recipientes plásticos, isopor, papel, lubrificantes, peças metálicas, madeira e borra de tinta. Alguns desses materiais são transformados em peças que são reaproveitadas no processo de produção dos veículos.

Por exemplo: cerca de 8% dos parachoques dos veículos produzidos nas fábricas de São Caetano do Sul e São José dos Campos, ambas no Estado de São Paulo, possuem plásticos reciclados em sua composição. Já dos pneus são extraídas algumas matérias-primas, tais como tecido emborrachado, granulado de borracha, aço e massa de borracha, que servem como insumo para diversos produtos.

Já os resíduos de restaurantes são encaminhados para processos de compostagem orgânica, que gera como produto adubo natural usado nos jardins das fábricas.

Todo o processo de reciclagem de resíduos nas unidades da General Motors é cuidadosamente gerenciado por profissionais especializados na área, responsáveis pela elaborações de relatórios e auditorias. São pelo menos dois engenheiros ambientais, em cada fábrica, que fazem o acompanhamento de todo o processo.

A preocupação e respeito ao meio ambiente é uma diretriz adotada definitivamente na GM em todas suas unidades no mundo. Para se ter uma idéia, existe um comitê da área que, todos os meses, avalia as subsidiárias quanto ao cumprimento dos planos de meio ambiente conforme as normas internas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *