Rigesa promove o seu 10º Seminário de Educação Ambiental

O evento ocorrerá durante os meses de junho e julho, para cerca de 700 professores do 6º ano do ensino fundamental (antiga 5ª série), das escolas das redes particular, estadual e municipal de ensino.
A Rigesa Celulose Papel e Embalagens, uma das líderes no segmento de embalagens no Brasil, realizará durante os meses de junho e julho, nas cidades em que mantém operações – Valinhos, SP, Blumenau e Três Barras, SC, Pacajus, CE, e Feira de Santana, BA, o “10º Seminário Rigesa de Educação Ambiental” para cerca de 700 professores do 6º ano do ensino fundamental (antiga 5ª série), das escolas das redes particular, estadual e municipal de ensino.

Esse é um ano de comemoração. Há dez anos o Seminário Rigesa de Educação Ambiental teve sua primeira edição. É também um ano especial, o Ano Internacional da Biodiversidade, escolha feita recentemente pela Assembléia Geral das Nações Unidas com o propósito de fortalecer a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo.

“Temos, assim, nesse 10º Seminário Rigesa de Educação Ambiental, uma dupla oportunidade: celebrar e, ao mesmo tempo, reconhecer a nossa responsabilidade na conservação da biodiversidade, porque todas as nossas ações têm consequências e tudo que existe está conectado”, comenta Desirée Colucci Martini, Gerente de Comunicação Corporativa.

Por isso, o tema do nosso décimo encontro é Biodiversidade e suas atividades serão conduzidas pela Associação SuperEco de Integração Ambiental e de Desenvolvimento da Criança e pela SPVS – Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental, ambas organizações não-governamentais especializadas em Educação Ambiental.

Como material de apoio, os educadores participantes do evento receberão os livros, patrocinados pela Rigesa, “Os Segredos da Biodiversidade”, do autor Edson Buscarate, “Investigando a Biodiversidade – Guia de Apoio aos Educadores do Brasil”, de autoria das organizações Conservação Internacional, Instituto Supereco e WWF-Brasil, e “Guia Biodiversidade e suas Conexões”, organizado pela SPVS, e que traz textos com diferentes pontos de vista para o exercício do espírito crítico diante de várias perspectivas.

Desde o início do ano, as escolas participantes do seminário vêm recebendo, mensalmente, o Jornal de Educação Ambiental Rigevida, para auxílio nas atividades com os alunos. Atualmente, 40 mil alunos das cidades onde a Rigesa mantém fábricas são beneficiados com o material.

O evento faz parte das atividades de educação ambiental desenvolvidas pela empresa, que objetivam despertar e desenvolver valores ambientais em seus funcionários e nas comunidades próximas de suas fábricas.

Alguns números:
• 4.500 professores treinados, desde 2001;
• 900 escolas envolvidas;
• 40 mil alunos recebem mensalmente o jornal Rigevida;
• 200 mil livros infantis distribuídos para as escolas e filhos de funcionários.

Sobre o livro “Investigando a Biodiversidade – Guia de Apoio aos Educadores do Brasil
A obra, uma adaptação do material Exploring Biodiversity, copublicação da Conservação Internacional e do WWF, reúne textos e atividades em 133 páginas voltados à realidade brasileira. Além disso, traduz conteúdos científicos de forma lúdica e atraente para sensibilizar educadores e jovens de 11 a 14 anos a investigar, analisar e reconhecer a importância da biodiversidade no Brasil. A Rigesa é a primeira empresa do País a utilizar o livro em programas de educação ambiental e acredita que a ação será fundamental para a conscientização do público infanto-juvenil quanto à preservação da natureza de modo eficaz e sustentável.

Sobre a Rigesa
Rigesa, Celulose, Papel e Embalagens Ltda. é uma subsidiária do Grupo norte-americano MeadWestvaco Corporation e opera no Brasil desde 1942 com duas fábricas de papel, quatro fábricas de embalagens de papelão ondulado e uma fábrica de embalagens de papelcartão, fornecendo soluções em embalagens para empresas de diversos segmentos, como alimentício, frutas in natura, limpeza, cosméticos, saúde, produtos químicos, eletroeletrônicos e têxtil.

Com sede em Campinas/SP, possui 54 mil hectares de terras plantadas certificadas pelo Cerflor – Programa Brasileiro de Certificação Florestal, e 19 escritórios de vendas e representantes comerciais localizados em todas as regiões do país. Atualmente emprega mais de 2.300 funcionários e ocupa o segundo lugar no mercado nacional de papelão ondulado. Saiba mais em www.rigesa.com.br.

Sobre a MWV
A MeadWestvaco Corporation (NYSE: MWV) fornece soluções em embalagens para as marcas mais admiradas do mundo de saúde, higiene e beleza pessoal, alimentos, bebidas, mídia e entretenimento, casa & jardim, materiais de escritório e produtos químicos especiais. Com 23 mil funcionários no mundo, a MWV opera em 30 países e fornece a clientes em mais de 100 nações. A MWV gerencia as suas áreas florestais conforme padrões de certificação internacionalmente reconhecidos, e foi indicada para o Índice Dow Jones de Sustentabilidade pelo 5º ano consecutivo. Saiba mais em www.mwv.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *