Secretária de Estado Hillary Clinton exalta ações do Grupo +Unidos em reunião com o Conselho Diretivo

Secretária de Estado dos EUA dedicou parte de sua visita a São Paulo para conhecer mais sobre as iniciativas de Responsabilidade Social do Grupo e disse que o modelo brasileiro pode ser replicado pelo mundo

A Secretária de Estado dos EUA, Hillary Rodham Clinton e os integrantes o Conselho Diretivo do Grupo +Unidos

São Paulo, 4 de março de 2010 – A Secretária de Estado dos Estados Unidos Unidos, Hillary Rodham Clinton, dedicou parte de sua visita à cidade de São Paulo, na última quarta-feira (3 de março), a uma reunião com o Conselho Diretivo do Grupo +Unidos e exaltou o “grande exemplo” que as empresas americanas estabelecidas no Brasil estão dando com suas iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa. A Secretária Clinton mostrou interesse nas parcerias público-privadas do Grupo +Unidos e declarou que o modelo vigente no Brasil pode ser replicado em outras partes do mundo.

Fundado em 2006, o Grupo +Unidos é uma parceria entre a Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil, por intermédio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), com empresas americanas estabelecidas em território brasileiro. O principal objetivo do Grupo é promover e aprimorar as iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa dos seus participantes por intermédio de parcerias e disseminação de boas práticas nessa área.

A Secretária Clinton teve a oportunidade de conhecer melhor o Grupo +Unidos e discutir suas iniciativas em reunião reservada com o Secretário adjunto de Estado Arturo A. Valenzuela, o embaixador dos EUA para o Brasil e líder de honra do Grupo +Unidos Thomas A. Shannon, Michel Levy (presidente da Microsoft Brasil e co-líder do Grupo +Unidos), Pedro Suarez (presidente da Dow para a América Latina), Enrique Ussher (presidente da Motorola), Luis Pasquotto (presidente da Cummins), Marcelo Martins (presidente da Cargill), Marcos Oliveira (presidente da Ford) e Jeffery Bell (diretor da USAID no Brasil). No encontro, ocorrido na Faculdade Zumbi dos Palmares, a Secretária agradeceu pelo empenho das empresas americanas em contribuir para uma sociedade melhor no Brasil.

Os integrantes do Conselho apresentaram o primeiro projeto conjunto da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil, a USAID/Brasil e o Grupo +Unidos: “Inglês como Segunda Língua”, que tem o objetivo de promover cursos de aprendizado e aprimoramento do idioma para jovens carentes do Brasil. Ao final do encontro, os executivos anunciaram para a Secretária Clinton a disponibilização de 15 bolsas de estudo do programa para alunos da Faculdade Zumbi dos Palmares, a primeira entidade de ensino superior da América Latina focada na inclusão de afro-descendentes.

A Secretária aplaudiu a iniciativa e estimulou os executivos a buscarem programas semelhantes que possam aprimorar a qualificação profissional de jovens carentes no Brasil, promovendo inclusão em áreas como Tecnologia da Informação, turismo e indústria.

“O encontro do Board com a Secretária Clinton foi muito importante para a consolidação do Grupo +Unidos no Brasil. Além disso, comprova o comprometimento que a Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil tem com o Grupo e com as iniciativas de Responsabilidade Social das companhias americanas estabelecidas no Brasil”, afirmou Jeffrey Bell, diretor da USAID no Brasil e integrante do Conselho Diretivo do Grupo +Unidos.

“Quando somamos nossos esforços, percebemos um impacto ainda mais significativo das empresas estrangeiras que passam a fazer parte da história do País. Perceber o entusiasmo da Secretária diante das conquistas que já obtivemos com as iniciativas sociais no Brasil foi inspirador. Pretendemos manter essa atuação conjunta para que a contribuição ao país continue a crescer sempre”, comenta Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil e do co-líder do Grupo +Unidos.

SOBRE +UNIDOS

Criado em outubro de 2006, pelo então embaixador dos Estados Unidos no Brasil, o Grupo +Unidos é uma parceria da Missão Diplomática dos EUA no país com empresas americanas estabelecidas em território brasileiro e por meio da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID). A missão do Grupo é fortalecer alianças entre setores público e privado, para otimizar e intensificar os investimentos de responsabilidade corporativa dos EUA no Brasil, de forma sustentável, e com a finalidade de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O Grupo +Unidos busca dar visibilidade ao investimento das companhias membro em projetos ambientais e de desenvolvimento social e econômico, além de promover o tema da responsabilidade social corporativa junto a diferentes segmentos da sociedade brasileira. Isso ocorre por meio da divulgação de boas práticas e de casos de sucesso e pelo estabelecimento de parcerias público-privadas. Em 2009, o +Unidos criou um estatuto próprio, um plano estratégico para três anos e um formulário de adesão. Essas ações visam estabelecer o Grupo como uma organização permanente, efetiva e auto sustentável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *