USAID, Walmart, TransFair USA e SEBRAE-Minas Gerais patrocinam competição de degustação de café

O projeto tem como objetivo ampliar e melhorar a qualidade da oferta de café certificado Fair Trade. Em 2008, as importações de café Fair Trade Certified pelos EUA cresceram mais de 30%.

Juiz principal, Fernando Oliveira; Diretor de RSC da Wal-Mart Brasil, Paulo Mindlin; Encarregada de Negócios, a.i. da Embaixada dos EUA no Brasil, Lisa Kubiske; e o Secretario de Agricultura de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues

BELO HORIZONTE, Minas Gerais, Brazil, 20 de novembro de 2009 – Foram divulgados os vencedores do Concurso de Qualidade Fair Trade Certified de 2009, que premia os melhores produtores de café. Sebastião Reguim, da cooperativa Unipcafem e Marcos Antônio Nali, da cooperativa Pro-nova, foram os campeões nas categorias Processamento de Café Natural e Cereja Descascado, respectivamente. A competição, que envolveu um processo especializado de degustação para avaliar a qualidade, fechou com chave de ouro um período de diversos meses de treinamento intenso de qualidade dos produtores, e teve a presença de autoridades dos governos dos EUA e do Brasil, além de representantes da indústria cafeeira brasileira e compradores internacionais de café.

O evento foi patrocinado pela Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Walmart, TransFair USA e pelo Sebrae, como parte da projeto de Parceria de Fornecimento Responsável, que beneficia agricultores em todo o Brasil.

O projeto tem como objetivo ampliar e melhorar a qualidade da oferta de café certificado Fair Trade através de investimentos em infra-estrutura, assistência técnica na produção e processamento pós-colheita, além de treinamento na gestão da qualidade do café.

“A competição 2009 Fair Trade é um marco importante do projeto de Parceria de Fornecimento Responsável,” afirmou Lisa Kubiske, Encarregada de Negócios da Embaixada dos EUA no Brasil. “A competição reconhece e recompensa o café de qualidade superior e demonstra como os produtores brasileiros estão colhendo os benefícios econômicos, sociais e ambientais decorrentes da adoção de práticas de Comércio Justo.”

USAID, Walmart, TransFair USA e SEBRAE uniram forças numa parceria público-privada de três anos que visa fomentar o Fornecimento Responsável. De 2007 a 2010, os parceiros investirão US$ 1,9 milhão e darão suporte técnico a 5 mil agricultores dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, para que melhorem a qualidade do café, a gestão das cooperativas e os esforços de marketing.

“Queremos parabenizar os agricultores que participaram da competição e os admiramos pelos seus esforços incansáveis de trazer aos nossos membros o café da melhor qualidade,” afirmou Jill Turner-Mitchael, vice-presidente sênior de Merchandising do Sam’s Club. “Estamos orgulhosos com o fato de, através desta parceria, estarmos proporcionando a estes agricultores a oportunidade de continuar a melhorar suas operações, competir no mercado global e proporcionar uma vida melhor para suas famílias e comunidades.

Produtores e suas famílias se beneficiam do aumento das oportunidades de emprego, do maior acesso a novos mercados domésticos e internacionais, do maior uso de métodos de cultivo ambientalmente corretos, dos melhores preços para seus grãos de café e das melhorias gerais na qualidade de vida. “Estes cafeicultores passaram os últimos dois anos trabalhando sem descanso na melhora da qualidade de suas plantações. Eles participaram de treinamentos, foram a conferências sobre cafés especiais, e pela primeira vez, diversas cooperativas tinham seus próprios degustadores qualificados,” declarou Paul Rice, presidente e CEO da TransFair USA. “Devido ao Projeto de Parceria de Fornecimento Responsável, foram descobertos alguns dos melhores cafés especiais do Brasil, e temos muito orgulho em dizer que eles possuem a certificação Fair Trade.”

Em 2008, as importações de café Fair Trade Certified pelos EUA cresceram mais de 30%. A certificação Fair Trade garante preços maiores, apoio à agricultura sustentável e recursos para projetos de desenvolvimento eleitos democraticamente. O Projeto de Parceria de Fornecimento Responsável é uma união pública-privada inovadora, com objetivo de ampliar os benefícios obtidos pelos agricultores brasileiros com o Comércio Justo, aumentando suas rendas e capacidades no futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *