USAID apoia Jovens cineastas no Programa Esso/ExxonMobil-Mamirauá

Com o apoio da USAID, 15 jovens do programa serão capacitados, em questoes tecnica e social, para produzirem um vídeo com depoimentos de três gerações de moradores da Reserva Mamirauá.

O diretor da USAID/Brasil, Jeffery Bell, Edila Moura, representante da Sociedade Civil Mamirauá e a Presidente da Esso/ExxonMobil no Brasil, Carla Lacerda durante a assinatura

RIO DE JANEIRO – A Esso/ExxonMobil, a Agência dos EUA para Desenvolvimento Internacional (USAID) e a Sociedade Civil Mamirauá assinaram na segunda feira, 26 de outubro, uma Carta de Intenções que tornará possível dar continuidade à formação de jovens na produção de informações e documentários sobre questões ambientais na Amazônia, como parte integrante do Programa Esso/ExxonMobil-Mamirauá de Educação Ambiental. Esse programa, iniciado em 2003, é destinado a capacitar professores e alunos, de áreas urbanas e rurais, em atividades relacionadas à conscientização ambiental para a conservação da região. As populações diretamente envolvidas são moradoras das reservas de desenvolvimento sustentável Mamirauá e Amanã, no estado do Amazonas. Ao longo desses anos já foram capacitados 150 professores urbanos, 170 professores rurais e 235 jovens e adolescentes.

Com o apoio da USAID, 15 jovens do programa serão capacitados, em questoes tecnica e social, para produzirem um vídeo com depoimentos de três gerações de moradores da Reserva Mamirauá. O objetivo é registrar as mudanças sociais e ambientais ao longo desses anos. O documentário será usado para apoiar o desenvolvimento de políticas públicas e beneficiar escolas públicas da região Amazônica.

Jeffery Bell, diretor da USAID/Brasil, destacou a importância do acordo firmado com a empresa americana, que é maior petroleira privada do mundo. “Há 10 anos, não estaríamos atuando juntos em um projeto que beneficia tantas pessoas. Hoje, é fundamental a parceria público-privada em prol do desenvolvimento sustentável”.

A Carta de Intenções foi assinada na sede da empresa, no Rio, com a presença do diretor da USAID/Brasil, Jeffery Bell, do Cônsul Geral americano, Dennis Walter Hearne, de Edila Moura, representante da Sociedade Civil Mamirauá, da presidente da Esso/ExxonMobil no Brasil, Carla Lacerda, e dos representantes do Programa de Desenvolvimento Econômico e Responsabilidade Social Corporativa da USAID, Alex Alves e Alex Araújo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *