Dow e The Nature Conservancy anunciam planta piloto de colaboração no Brasil

A Dow Chemical Company (NYSE: DOW) e The Nature Conservancy (TNC) anunciaram dia 13 de junho, que estão se unindo com a Santa Vitória Açúcar e Álcool Ltda (SVAA), uma joint venture entre a Dow e a Mitsui & Co. Ltd., para utilizar a planta brasileira da empresa, como o segundo local piloto de sua colaboração. Executivos da joint venture Dow-Mitsui (SVAA) e da TNC estiveram presentes no gabinete do governador de Minas Gerais para o anúncio público que contou com a presença do governador Antonio Augusto Junho Anastasia, membros de sua equipe, membros da imprensa, e também da secretária de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Dorothea Werneck.

Neil Hawkins, vice-presidente de Sustentabilidade e Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Dow Chemical,  Pedro Suarez, presidente da Dow para a América Latina, João Campari, diretor do Programa da Mata Atlântica e Savanas Central da The Nature Conservancy e Yoshinobu Watanabe da joint venture Dow-Mitsui (SVAA) se reuniram com o governador para compartilhar uma visão geral dos objetivos da colaboração – bem como suas intenções comuns para a segunda planta piloto. Dow e TNC explicaram como o trabalho em Santa Vitória pode beneficiar as comunidades locais e a sociedade em geral, melhorando as decisões em torno de terras agrícolas, garantindo o acesso à água potável, a criação de habitats naturais, além da proteção e recuperação de florestas vitais.

“O grande passo começa com a unidade de produção, onde SVAA vai construir maior operação integrada do mundo para a produção de biopolímeros feitos a partir de cana-de-açúcar renovável, incluindo o uso de resíduos de biomassa para alimentar a planta”, disse Hawkins “Este projeto piloto oferece a oportunidade de entendermos como as operações da Dow irão impactar a natureza, e também de desenvolvermos abordagens que proporcionem soluções sustentáveis ??para uma variedade de desafios locais e globais”, completou.

“Esta planta piloto, em particular, nos dá a oportunidade de trabalhar com SVAA nos estágios iniciais do planejamento da produção agrícola expandida e desenvolvimento local futuro”, disse Campari. “A planta está localizada no coração agrícola do Brasil, onde há menos de 6% da vegetação natural, sendo um local altamente fragmentado e desprotegido. Com parceiros estratégicos e trabalhando juntos através da ciência aplicada, podemos gerar informações para as decisões de uso da terra para a agricultura e restauração florestal a fim de aperfeiçoar a produção de cana-de-açúcar e o valor do habitat para as comunidades locais, empresários e meio ambiente”.

A Dow Chemical Company, em parceria com a Fundação Dow e The Nature Conservancy, lançou a colaboração em janeiro de 2011 com o objetivo de entender como as operações globais da Dow dependem da natureza e a afetam, a fim de incorporar seu valor da mesma em seus objetivos de negócios, decisões e estratégias. Um dos grandes propósitos desta colaboração é compartilhar ferramentas, resultados e lições aprendidas para que outras empresas e cientistas interessados ??possam testá-las e aplicá-las. A Dow Chemical Company e a Fundação Dow investiram juntas cerca de 10 milhões de dólares na colaboração ao longo dos próximos cinco anos.

A primeira planta piloto, localizada nas operações da Dow em Freeport, Texas (EUA), foi anunciada no início deste ano. Atualmente, cientistas de ambas as organizações estão analisando o abastecimento de água, qualidade do ar e proteção costeira contra tempestades.

Sobre a Dow

A Dow (NYSE: Dow) alia a força da ciência e da tecnologia para inovar com paixão o que é essencial ao progresso humano. A Companhia conecta a química e a inovação aos princípios de sustentabilidade, ajudando a obter soluções para os mais desafiadores problemas mundiais, como a necessidade de água potável, geração de energia renovável, conservação de energia e aumento da produção agrícola. O portfólio líder e diversificado da Dow nas áreas de Químicos Especiais, Materiais Avançados, Ciências Agrícolas e Plásticos oferece uma ampla variedade de soluções de alta tecnologia para cerca de 160 países e em setores de grande crescimento, como eletrônicos, água, energia, tintas e revestimentos e agricultura. Em 2011, a Dow teve vendas anuais de US$ 60 bilhões e empregou aproximadamente 52.000 funcionários em todo o mundo. Os mais de 5.000 produtos da Companhia são produzidos em 197 unidades fabris em 36 países ao redor do globo. As referências à “Dow” ou à “Companhia” significam a The Dow Chemical Company e suas subsidiárias consolidadas, a não ser que detalhadas expressamente de outra forma. Informações adicionais sobre a Dow podem ser encontradas em www.dowbrasil.com e www.dow.com.

Sobre SVVA

Fundada em 2011, a Santa Vitória Açúcar e Álcool Ltda (SVAA) é uma joint venture entre a The Dow Chemical Company e Mitsui & Co. Ltd. Localizada em Santa Vitória, Minas Gerais, a SVAA é uma empresa produtora de  cana de açúcar e etanol derivado de cana de açúcar, utilizando tecnologia de ponta da agricultura mecanizada.

Sobre a The Nature Conservancy

The Nature Conservancy é uma organização líder em conservação ambiental. Atua em todo o mundo para proteger ecologicamente terras e águas essenciais para a natureza e as pessoas. Até hoje, a The Nature Conservancy e seus mais de um milhão de membros foram responsáveis ??pela proteção de mais 48 milhões de hectares de terra e mais de 8.000 km de rio em todo o mundo. Mais informações em www.nature.org.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>