Instituto 3M: Formare encerra primeira turma com alunos empregados

No mês de julho, o Projeto Formare de educação profissional encerrou a primeira turma, iniciada no mês de agosto de 2011, que atendeu 20 jovens de famílias de baixa renda em curso na área de Assistente de Reparação e Pintura Automotiva, na sede da 3M em Sumaré (SP).

Durante o período de um ano, os alunos entraram em contato com dois conjuntos de disciplinas que visaram a formação como cidadão, com ética, iniciativa, produtividade e responsabilidade social e ambiental, além do desenvolvimento das competências e habilidades técnicas para atuação como um profissional. As aulas foram ministradas pelos próprios funcionários voluntários nas instalações da empresa.

Nos meses de abril, maio, junho e julho, os alunos tiveram prática profissional dentro da fábrica da 3M de Sumaré, e puderam vivenciar o ambiente de trabalho. “A prática é o momento em que o jovem tem a oportunidade de aprimorar o que foi aprendido ao longo do curso, é o momento em que ele transforma a informação em conhecimento, é onde ele exercita o relacionamento, trabalhando em equipe com diversos profissionais da empresa”, destacou Giovana Pereira, coordenadora do Projeto na 3M.

Ainda segundo Giovana Pereira, durante todo o curso os jovens tiveram a oportunidade de aprender com os educadores algumas das competências e habilidades necessárias para um bom profissional. “Saindo deste curso os jovens têm plenas condições de inserção no mercado de trabalho”, afirmou.

Ao final da experiência prática, três jovens foram contratados para trabalhar dentro da 3M e outros três saíram para assumir empregos em outras empresas. “Acredito que o Projeto seja um “divisor de águas” para eles, hoje temos jovens pensando no futuro e tendo condições de fazer boas escolhas na vida”, ressaltou a coordenadora, que também destacou: “esta transformação só foi possível graças ai empenho, comprometimento, dedicação e carinho dos nossos voluntários com estes jovens”.

Nova turma inicia aulas em agosto

O processo seletivo para a segunda turma do Formare já foi encerrado e os 20 alunos selecionados iniciam o curso de Assistente de Produção de Indústria Química no dia 6 de agosto. Cerca de 50 voluntários da 3M já se candidataram para serem educadores.