HP patrocina competição educativa ambiental internacional

São Paulo, 15 de junho de 2012 – O Brasil foi escolhido para receber a 2ª edição do EVOKE, jogo educativo online internacional que tem a missão de impulsionar a aprendizagem ambiental em larga escala e a inovação colaborativa usando a tecnologia das redes sociais. Inspirado pelo Banco Mundial, o game na versão brasileira conta com o patrocínio da HP. Voltado para jovens de 15 a 22 anos, O EVOKE-Brasil está passando por testes que se estenderão até a primeira quinzena de junho e a versão oficial sairá no segundo semestre de 2012.

Idealizado pelo Banco Mundial com o intuito de mostrar que as novas tecnologias e mídias são ferramentas poderosas para ajudar os estudantes, inclusive de comunidades carentes, o jogo estimula o interesse em ciências, matemática, e ajuda a desenvolver a capacidade empreendedora para conceituar e implementar soluções criativas para os desafios do desenvolvimento. O conceito do projeto consistisse em simular desafios pelo uso de dispositivos móveis para acesso  à internet e redes sociais, elevando a motivação dos alunos nas escolas, principalmente em ciências e matemática, desenvolvendo as competências em empreendedorismo e inovação.

O jogo tem duração de seis semanas e fomenta o espírito colaborativo dos jovens para a resolução de problemas sociais urgentes que atingem o planeta, preparando-os para enfrentar esses desafios na vida real.

EVOKE-Brasil faz referência à Copa do Mundo de Futebol de 2014, que acontecerá no País. A história contada se passa entre 2012 e 2024 e os jogadores devem desvendar os segredos de uma rede clandestina de jogadores futebol. O primeiro desafio é sobre o meio ambiente com ênfase em reciclagem, resíduos eletrônicos, consumo de água entre outros. O vencedor da etapa brasileira ganhará uma mentoria da HP Brasil em Sustentabilidade Ambiental durante seis meses.

A primeira edição aconteceu na África do Sul, de 3 a 23 de maio de 2010. A página oficial recebeu mais de 2,3 milhões de visualizações e registrou cerca de 19 mil jogadores inscritos. O resultado foi  que 60% dos jogadores afirmaram que o jogo surtiu efeito e os influenciaram a “começar algo novo”, além de “pensar grande para o futuro”.

Para mais informações acesse a página oficial do game: http://equipeevoke.com/ ou a página do Banco Mundial: Banco Mundial 1 e Banco Mundial 2

Outras informações sobre os projetos realizados pelo Banco Mundial no Brasil acesse aqui.

Outros vídeos para conhecimento: “Evoke: A new online game aims to solve real world problems” e “EVOKE: trailer a new online game”:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>