HP incentiva o empreendedorismo jovem

A área de responsabilidade social da HP, chamada de Social Innovation, foca seu trabalho em projetos que estimulem o desenvolvimento econômico e sustentável da sociedade, dando às pessoas novas formas de serem mais criativas, produtivas e bem sucedidas por meio do poder da tecnologia da informação. E um desses programas é o Social Innovation Relay, uma competição internacional promovida em parceria com a instituição Junior Achievement.

O programa tem como objetivo desenvolver em jovens novas habilidades de negócios e empreendedorismo. Funcionários da HP dedicam quatro horas mensais ao treinamento desses jovens, mostrando-os a atuação na vida real como futuros empreendedores.

Na primeira fase do programa, jovens de 15 a 18 anos de escolas públicas em todo o País participam de palestras ministradas pelos colaboradores da empresa com conteúdo sobre inovação. Os alunos que se interessam formam grupos e, sob orientação dos voluntários, apresentam uma ideia de inovação social que tenha um impacto positivo na sociedade.

A primeira etapa do concurso ocorre em nível nacional. Depois, a ideia ganhadora compete on-line globalmente com propostas de outros 13 países, entre eles EUA, Índia, França, Egito, Rússia e África do Sul.

Em 2011, houve o envolvimento de 53 voluntários da HP, 10 escolas em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, 23 times formados e 737 alunos impactados pelo programa. O projeto do time Eco Style, de Porto Alegre, foi o vencedor nacional com um chip sonoro que auxilia os deficientes visuais a atravessar vias públicas, aumentando sua segurança. Globalmente,um projeto russo, com ações de incentivo ao desenvolvimento e venda de produtos criados a partir de resíduos reciclados, foi o campeão

Este ano, no Brasil, 37 voluntários participaram da primeira fase de visita presencial aos alunos, 35 times foram formados e 1.016 alunos foram atingidos pelo Social Innovation Relay, em 10 escolas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Vitória. O concurso com alunos das escolas brasileiras já está ocorrendo e, no segundo semestre, acontecerá a etapa global.

Sobre o Junior Achievement
Fundada em 1919, nos Estados Unidos, a Junior Achievement é a maior e mais antiga associação educativa sem fins lucrativos, com foco na prática de negócios, economia e empreendedorismo do mundo. Atualmente está presente em 120 países e, no Brasil, possui unidades em todos os Estados e no Distrito Federal. Saiba mais em: http://www.jabrasil.org.br/ja/index.php.