IBM

Na IBM, a responsabilidade social é tratada como Cidadania Corporativa, ou seja, a empresa conduz os seus processos de negócios de forma a produzir um impacto positivo na sociedade. A Cidadania Corporativa é para a IBM um imperativo de negócios e faz parte de suas estratégias e operações. Para isso, alinha os negócios, valores sociais e interesse dos investidores com impactos ambientais, sociais e econômicos.

A IBM tem a Cidadania Corporativa integrada aos negócios, passando por transparência e ética na forma de conduzi-los, práticas de Responsabilidade Social, departamentos que tratam de segurança e meio ambiente, investimentos maciços em pesquisas para desenvolver produtos e processos para melhorar o meio ambiente, práticas de recursos humanos considerando as necessidades e individualidades dos empregados, políticas de diversidade, processos de Compras com fornecedores de minorias, relações com Governo discutindo melhorias na sociedade, e relações com Instituições de ensino ajudando a desenvolver as atuais e as futuras gerações.

Os valores básicos da IBM – dedicação ao sucesso de cada cliente; inovação que faz a diferença para a empresa e para o mundo; confiança e responsabilidade pessoal em todos os relacionamentos – demonstram o comprometimento da empresa com a comunidade. A inclusão social, através da inclusão digital, é um dos principais focos das ações sociais da empresa. Em um mundo onde a tecnologia permite a participação de todos os cidadãos, a IBM tem como missão viabilizar a inclusão social do maior número de cidadãos possível.

A empresa também dedica recursos e esforços ao fortalecimento de minorias, promovendo a diversidade e desenvolvendo ferramentas específicas que facilitam a sua inclusão nos setores produtivos da sociedade. Os projetos sociais implantados pela IBM Brasil seguem a orientação da IBM mundial, que desenvolve projetos globais, porém programas locais são criados para atender às necessidades sociais do país. Os projetos utilizam a tecnologia IBM para a promoção da inclusão social e da cidadania nas áreas de Educação e Cultura, Saúde, Voluntariado e Diversidade.

Cientes de que não basta apenas doar equipamentos ou dinheiro, os projetos da empresa dão condições às instituições para que se tornem independentes e auto-sustentáveis. Para a realização dos programas, a IBM busca parcerias com instituições idôneas e reconhecidas publicamente, e avalia vários aspectos do projeto – como a estruturação, o desempenho, os recursos investidos, a auto-sustentabilidade e os resultados esperados com seus indicadores – antes de sua aprovação final. Os projetos de responsabilidade social, desenvolvidos e apoiados pela IBM, são executados pelo Departamento de Relações Comunitárias / Responsabilidade Social e aprovados por um Comitê de Responsabilidade Social, liderado pelo próprio presidente da empresa, Rogerio Oliveira, e composto pelos principais diretores de diversos setores.

O desafio da IBM é gerar oportunidades reais para gerar a inclusão das minorias, colocando micro e pequenas empresas como fatores de riqueza, com conseqüências positivas para todos: o mercado, a empresa e a sociedade.

www.ibm.com.br