Embaixador Clifford Sobel: Visão geral da Iniciativa de Responsabilidade Social

Bem-vindo à pagina da Iniciativa de Responsabilidade Corporativa da Embaixada dos Estados Unidos.
Estabelecida em Outubro de 2006, essa Iniciativa começou com uma parceria entre a Embaixada dos EUA, a Câmara de Comércio Brasil-EUA (AmCham) e 30 empresas americanas com presença no Brasil. Atualmente com mais de 50 empresas parceiras, a Iniciativa tem como objetivo buscar maneiras de ampliar o impactos dos investimentos sociais privados, através da cooperação e da troca de experiências e conhecimentos.

Este website foi criado para destacar os investimentos sociais privados das empresas americanas e seus parceiros no Brasil. Além disso, esta página traz informações sobre oportunidades de projetos e eventos relacionados a responsabilidade social corporativa. Nele você encontrará informações dos projetos sociais das 50 empresas, notícias sobre novos projetos, calendários, relatórios técnicos e balanços sociais, estudos de caso e melhores práticas. Esperamos que essas informações permitam alcançar os seguintes objetivos:

Disseminar projetos e práticas de responsabilidade social de destaque e
Encorajar parcerias inovadoras entre as empresas, ONGs e o setor público.
Não tenho dúvida de que o setor privado tem um papel fundamental enquanto cidadãos responsáveis. Mais do que cidadãos responsáveis, empresas podem se tornar líderes e referências para a sociedade ao adotarem princípios como consciência ambiental e social, inovação, igualdade e oportunidade. Através de suas ações, empresas tem o poder de gerar emprego e renda. Mas tão importante quanto gerar emprego, elas também tem o poder de reforçar instituições democráticas e conscientizar cidadãos.

Uma pesquisa recente conduzida pela Embaixada dos EUA em Brasília mostra a importância das contribuições das empresas americanas no Brasil. As 50 empresas pesquisadas, em seu conjunto, investem cerca de US$250 milhões em projetos sociais por ano. Juntas, elas apoiam mais de 700 projetos nas áreas de educação, saúde e meio ambiente. Nossas pesquisas também mostram que 40 das 50 empresas têm programas de voluntariado envolvendo no seu conjunto aproximadamente 150.000 pessoas todos os anos. Por fim, 85% dessas empresas incentiva algum tipo de atividade voluntária ligado ao tema meio ambiente.

Apesar desses esforços, acredito que podemos fazer mais. A Embaixada Americana está colaborando com várias organizações brasileiras e americanas. Esperamos que o esforço conjunto de trocarmos idéias e formarmos novas parcerias possa melhorar impactos de nossos projetos em áreas como educação, alfabetização, saúde, nutrição e conservação ambiental. Parceria é uma palavra em português que aprendi recentemente que representa todo isso. Uma parceria entre os EUA e Brasil, entre o setor privado e o publico, fortalecerá o desenvolvimento econômico, social e ambiental do hemisfério. Esta é nossa agenda.

 

Ambassador Clifford M. Sobel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *