+Oportunidades Inglês leva qualificação e novos horizontes a jovens deficientes visuais no Rio de Janeiro

Grupo de jovens desbrava a história das telecomunicações em visita ao Museu Oi Futuro
Um grupo de 12 jovens portadores de deficiência visual passou o primeiro dia do mês de junho desbravando a história das telecomunicações, em visita ao Museu Oi Futuro, no Rio de Janeiro. “Achei muito importante”, avalia o estudante Felipe Fortunato, acrescentando que gostaria de voltar “mais e mais vezes” para poder conferir todas as atrações que o local tem a exibir.

Os visitantes são todos alunos do +Oportunidades Inglês, uma iniciativa executada no Estado pelo Instituto Empreender em parceria com Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Grupo +Unidos, Chevron e Governo do Estado. Além de contemplar cerca de mil alunos da rede pública fluminense, o programa passou a atender jovens com deficiência visual em parceria com o Instituto Benjamin Constant (IBC), que abriga há três meses uma turma pioneira de treze alunos, sendo nove de baixa visão e quatro cegos.

Os estudantes do IBC têm tido aulas de inglês básico, além de empregabilidade e tecnologia da informação através da metodologia Enter Jovem Plus, com material especialmente adaptado para este público. Segundo a educadora da turma, Fabiana Castro, a proposta de inclusão social do curso “abre espaço para uma consciência de fato inclusiva, além de orientar, preparar e acompanhar estes jovens em sua inserção no mercado de trabalho”. Para a professora, que acompanhou o grupo em sua visita ao Museu, a entrada no mundo do trabalho é uma forma importante de garantir a “conscientização do lugar real desse deficiente na sociedade”.

Fotos da visita ao Museu Oi Futuro podem ser vistas aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *