IBM Brasil e Instituto Criar anunciam parceria na área de educação

Alunos da Oficina de Animação do Instituto Criar serão beneficiados com o software ‘MUAN’, utilizado para o desenvolvimento de animações digitais.
São Paulo, 26 de novembro de 2010 – A IBM Brasil acaba de firmar parceria com o Instituto Criar, que tem como missão promover o desenvolvimento profissional, social e pessoal de jovens por meio do audiovisual. A iniciativa permitirá que os alunos da Oficina de Animação do Instituto utilizem o software ‘MUAN’ (Manipulador Universal de Animação), um sistema de plataforma aberta que possibilita a criação de animações digitais utilizando câmeras de vídeo conectadas ao computador. O uso do software em ações educacionais colabora com o desenvolvimento da criatividade e do trabalho em equipe. A IBM também irá capacitar os educadores que utilizarão essa ferramenta.

Além dos alunos, os veteranos do Instituto Criar poderão utilizar o software nos computadores da Usina Criar, primeiro grande projeto dedicado à Comunidade Criar, que reúne 1.000 jovens. A Usina Criar disponibiliza aos alunos e veteranos toda a estrutura necessária para a produção de vídeos autorais, Ilhas de edição, câmeras e equipamentos de áudio que estão à disposição dos jovens sem nenhum custo.

Além de dar formação em profissões técnicas e oportunidade de inserção no mercado de trabalho, o Instituto Criar investe no fomento de produções audiovisuais. Documentários, videoclipes, curtas metragens, entre outros produtos, poderão ser realizados na Usina Criar.

O ‘MUAN’ foi concebido pelo Anima Mundi e desenvolvido pelo IMPA – Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – com apoio da IBM. Por ter sido elaborado para propósitos educacionais, é simples e fácil de operar, contendo funcionalidades que atendem tanto aos iniciantes quanto aos animadores profissionais.

A ação faz parte da estratégia de cidadania corporativa da companhia, que tem como base a aplicação da tecnologia a favor do desenvolvimento social. “O software MUAN foi desenvolvido para colaborar com a educação de jovens por meio do audiovisual, o que vai diretamente ao encontro da proposta do Instituto Criar.”, afirma Ruth Harada, executiva de Cidadania Corporativa da IBM Brasil.

 

Sobre o Instituto Criar

Fundado em 2003 por Luciano Huck, o Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias tem como missão promover o desenvolvimento profissional, social e pessoal de jovens por meio do audiovisual.

Anualmente, 150 jovens, com idade entre 17 e 20 anos, moradores das cidades de São Paulo e Osasco e com renda familiar média de até meio salário mínimo, participam do programa educacional que visa promover seu desenvolvimento pessoal, social e profissional.

O Núcleo de Inserção do Criar está sempre em busca de oportunidades de um primeiro emprego em produtoras, emissoras de TV, teatros e outras empresas do audiovisual para os seus egressos. O Instituto Criar tem conseguido articular essa primeira experiência para aproximadamente 70% dos jovens formados.

Além de proporcionar oportunidades de trabalho para que os jovens se realizem e conquistem sua independência, bem como de serem ativos em processos de transformação social, o Instituto Criar tem como objetivo gerar oportunidades para os jovens expressarem sua visão de mundo e acessarem a cultura em sua diversidade.

Mais informações www.institutocriar.org
Cidadania Corporativa na IBM Brasil

Há quase 100 anos, a IBM promove o uso da tecnologia em benefício das empresas, instituições e da sociedade. De acordo com sua visão de negócios denominada Smarter Planet – Planeta Mais Inteligente, a companhia acredita que o fenômeno da globalização, que aproxima e conecta pessoas, representa um imenso potencial para aplicar a tecnologia no desenvolvimento de um mundo mais sustentável, eficiente e com menos desperdício.

Desta forma, a companhia conduz os seus processos de negócios, desenvolve projetos e realiza parcerias com a finalidade de colocar a tecnologia a serviço das principais questões críticas da sociedade contemporânea: desenvolvimento econômico, cidadania, educação e cultura, saúde e meio ambiente.

 

Assessoria de Imprensa IBM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *