Funcionários da Dow Brasil participam da 24ª edição do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias em Guarujá

No último sábado, 25 de setembro, mais de 400 funcionários da Dow e pessoas convidadas trabalharam como voluntários na Praia da Enseada no Guarujá.

Funcionários coletam resíduos na Praia da Enseada no Guarujá

(Estado de São Paulo) e na Praia de Arembepe, em Camaçari (BA) na coleta de resíduos e informações de listagem que serão enviados para a Ocean Conservancy. A ONG é responsável pela base de dados mundial da International Coastal Cleanup Day, um esforço voluntário que tem sido conduzido em diversos países desde 1986 e que tem sido globalmente apoiado pela Dow há mais de 20 anos.
A acção de limpeza ocorreu das 9 às 12 horas nas praias mencionadas, onde os voluntários trabalharam em duplas e listaram as várias categorias de resíduos. Todos receberam luvas e sacos, além de orientação por parte dos coordenadores treinados.
Tocos de cigarro e canudos foram os materiais coletados em maior quantidade, mas os sacos de plástico e embalagens de alimentos também representaram uma parcela significativa dos resíduos encontrados nas praias e rios.
A Dow é líder mundial na produção de polietileno, que é considerado o plástico mais usado no mundo inteiro. Por esta razão, a empresa promove uma série de ações voltadas para tornar as pessoas conscientes da relação entre o uso e o descarte correto dos materiais plásticos.
Embora seja altamente vantajoso para um número de aplicações, principalmente embalagens flexíveis para alimentos, a única maneira de fazer o melhor uso dos plásticos é quando nos lembramos que ele é mecanicamente reciclável e tem um potencial alto de reciclagem de energia. Um quilo de plástico tem o mesmo potencial de energia do que um quilo de óleo diesel. Quando corretamente eliminados, isto traz ainda mais benefícios para a sociedade, ao invés de danos.
Líder de Sustentabilidade da Dow para a América Latina, Amin Salloum, reafirma a importância de tornar claro para a população a maneira correta de descartar os materiais plásticos. “Além da limpeza das praias e o acompanhamento da evolução dos índices de poluição ao longo dos anos, um dos objetivos essenciais do evento é educar as pessoas sobre o papel que desempenham na preservação do meio ambiente. Comportamentos inadequados são a principal causa da poluição dos oceanos. As pessoas precisam entender que o lixo que elas jogam nas ruas e não descartam corretamente em casa, vai para os oceanos e suja as praias, matando animais e prejudicar todo o ecossistema “, explica ele.

Dow Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *