GRUPO +UNIDOS

O Grupo +Unidos é um fundo de investimento social privado em resultado da parceria entre a Missão Diplomática dos Estados Unidos, por meio da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e empresas americanas estabelecidas em território brasileiro.

Em 2006, o ex-embaixador dos EUA no Brasil, Clifford Sobel, imaginou a união de corporações e entidades governamentais para promover melhorias nacionais nos setores ambiental, social e econômico para o melhoramento do Brasil e seu povo. As parcerias público-privadas ajudam a expandir as oportunidades econômicas além abordar questões sociais. O ex-embaixador Sobel acreditava na teoria de que “o todo é maior que a soma de suas partes” poderia ser aplicada à responsabilidade social corporativa (RSE), e mobilizou a USAID para catalisar compromissos de alto impacto com o setor privado.

Como resultado do engajamento proativo de Sobel na RSE, um grupo de 30 empresas norte-americanas se uniu à Embaixada dos Estados Unidos e à Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) em outubro de 2006 para formar Grupo +Unidos.

À medida que o grupo + Unidos avança, uma estrutura adicional está sendo posta em prática e as questões de gestão estão sendo resolvidas. O grupo +Unidos como entidade e seus estreitos laços com a USAID oferecem oportunidades que beneficiam tanto os parceiros do setor privado como do setor público. Para o setor privado, a filiação oferece uma oportunidade de alavancar seus investimentos de RSE para fins de marketing estratégico, bem como uma oportunidade para acessar e aprender com uma rede de constituintes corporativos envolvidos em atividades semelhantes. Para o setor público, a conexão com o setor privado é o potencial para envolver melhor as entidades do setor privado em parcerias de alto impacto no desenvolvimento que ajudam a missão da USAID a atender aos objetivos de desenvolvimento. 

Em seus dez anos de existência + Unidos catalisou uma série de oportunidades de aprendizagem e canais de comunicação entre empresas em vários setores, bem como agências governamentais. Como um todo, o grupo realizou realizações mensuráveis ​​e está no auge de solidificar sua identidade e dar passos no sentido de melhorar sua visibilidade do investimento em RSE junto às agências governamentais brasileiras

Objetivos  

O Grupo +Unidos tem os seguintes objetivos:

• Facilitar e criar parcerias com os setores público e privado

• Oferecer oportunidades para compartilhar ideias e conhecimentos de melhores práticas em investimento social e desenvolvimento.  

• Comunicar de forma mais efetiva com a sociedade e o governo os investimentos sociais em áreas como educação, meio ambiente, saúde e outras.