DOW COMEMORA 13 ANOS DO PROJETO SEMENTES

por | jun 13, 2017

Dow comemora 13 anos do Projeto Sementes

Iniciativa realizada em parceria com o SESI e a Secretaria Municipal de Educação de Jacareí busca disseminar conceitos ambientais e promover mudanças de comportamento no meio onde vivem os estudantes

Jacareí, 13 de junho de 2017 – A Dow, indústria química, comemora 13 anos de seu Projeto Sementes, uma iniciativa que busca disseminar conceitos de cidadania e meio ambiente, promovendo mudanças de comportamento no meio onde vivem os alunos das escolas municipais de Jacareí.

O projeto foi elaborado, em 2004, de forma voluntária pelos colaboradores da Dow, após identificar as necessidades das comunidades localizadas no entorno da fábrica. Desde então, a iniciativa já atendeu cerca de 900 alunos da rede pública da região, sendo aproximadamente 70 alunos por ano. A previsão é que, até o final de 2017, mais 105 crianças participem da ação.

Neste período, o projeto tem instigado os alunos à reflexão sobre a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida, tornando-os cidadãos comprometidos e responsáveis com o meio onde vivem.

Parceria com o Sesi

Em agosto de 2013, a Dow firmou parceria com o SESI, que assumiu a execução do projeto, introduzindo novas metodologias de ensino de forma a tornar as atividades mais lúdicas e dinâmicas, além de manter atividades como workshops, jogos, visitas externas, pinturas, leituras, vídeos e discussões sobre os temas. Mesmo com a adoção da nova estrutura, o Projeto Sementes ainda conta com a ajuda de voluntários da Dow que auxiliam a gerenciar o projeto e outros dão suporte às aulas.

Há alternância nas escolas participantes do projeto, que são indicadas pela Secretaria Municipal de Educação de Jacareí. Hoje, além de abordar a importância de temas relacionados ao consumo consciente e a relação dos materiais com a natureza, o projeto gera maior entrosamento, respeito e trabalho em equipe entre os alunos, estimulados, principalmente, por iniciativas como a confecção de gibis e pintura coletiva.

“Nós acreditamos que as crianças são a esperança para tornar o mundo um lugar melhor agora e no futuro. Por isso, o Projeto Sementes ensina noções de cidadania e meio ambiente, assim eles podem mudar o seu comportamento e também o de sua família e amigos por meio do conhecimento adquirido nas aulas. Além disso, as crianças se tornam embaixadores do meio ambiente e multiplicadores do conteúdo aprendido”, diz Greg Oliveira, gerente da fábrica da Dow em Jacareí.

A parceria com o projeto faz parte da estratégia de cidadania corporativa da Dow, que prevê, entre seus focos de atuação, desenvolver iniciativas que buscam despertar o interesse e melhorar a preparação dos alunos na área de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), por meio do engajamento dos funcionários da empresa e de parcerias estratégicas.

Sobre as ações de cidadania da Dow

As ações de cidadania corporativa da Dow buscam colocar em prática o compromisso da empresa para avançar o progresso humano e desenvolver comunidades sustentáveis. Desta forma, a companhia produz soluções na interseção entre a inovação, sustentabilidade e cidadania para identificar, entender e endereçar os principais problemas da humanidade. Para isso, a Dow colabora com governos, ONGs, corporações e instituições de ensino para promover comunidades socialmente saudáveis e resilientes, ao mesmo tempo em que impulsiona seus negócios, alinhando-se às Metas de Sustentabilidade 2025 da empresa.

A estratégia de Cidadania Corporativa da empresa está pautada em 3 pilares prioritários:

Construindo a Força de Trabalho do Amanhã – que engloba capacitação de educadores para construir habilidade de ensino e o fomento de ações para despertar o interesse e melhorar a preparação dos alunos nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).

Soluções de negócios –  esse pilar se divide em ações para aumentar a produtividade e evitar o desperdício de alimentos, oferecer o acesso e o reuso de água e eficiência energética e moradias acessíveis.

Bem-Estar da Comunidade – envolve ações que contribuem com a saúde física e mental das comunidades, bem como sua segurança, desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente.

Sobre a Dow

A Dow (NYSE: Dow) alia a força da ciência e da tecnologia para inovar com paixão o que é essencial ao progresso humano. A Companhia está conduzindo inovações que extraem valor dos materiais, polímeros e ciências químicas e biológicas para ajudar a solucionar os mais desafiadores problemas mundiais, tais como a necessidade de alimentos frescos, transporte mais seguro e sustentável, água limpa, eficiência energética, infraestrutura mais duradoura e aumento da produtividade agrícola. O portfólio da Dow, integrado e orientado para o mercado, oferece uma ampla gama de produtos e soluções baseadas em tecnologias para clientes de 175 países e em setores de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura, transporte, produtos de consumo, eletrônicos e agricultura. Em 2016, a Dow reportou vendas anuais de US$ 48 bilhões e empregou cerca de 56.000 funcionários em todo o mundo. As mais de 7.000 famílias de produtos da Companhia são produzidas em 189 unidades fabris em 34 países ao redor do mundo.  As referências à “Dow” ou à “Companhia” significam a The Dow Chemical Company e suas subsidiárias consolidadas, a não ser que detalhadas expressamente de outra forma. Informações adicionais sobre a Dow podem ser encontradas em www.dowbrasil.com e www.dow.com.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *