A RECEITA DE GRANDES EMPRESAS PARA PROMOVER A CULTURA DE SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

por | jun 28, 2017

A receita de grandes empresas para promover a cultura de sustentabilidade nas organizações

Para empresários, tema não pode ser tratado como uma atribuição apenas de um departamento ou área específica

Inovação e Sustentabilidade devem caminhar juntas. Nesse percurso sem volta para as organizações, uma rede de colaboração e compartilhamento pode ser uma importante estratégia para superar desafios e enxergar oportunidades.

Durante o seu 1º Workshop de Sustentabilidade no último dia 20, em Sumaré (SP), 3M e empresas parceiras, entre elas, Embraer, Makro, Nestlé e Hospital Sírio-Libanês, apontaram caminhos para se construir uma cultura de sustentabilidade nas empresas. O encontro foi uma iniciativa para aprofundar a discussão do tema e gerar intercâmbio de ideias e boas práticas.

Todas as empresas concordam que o tema não pode ser tratado como uma atribuição apenas de um departamento ou área específica. Da mesma forma que Inovação, Sustentabilidade deve ser uma competência de todas as áreas e permear toda a organização como já aconteceu com a qualidade.

O compromisso da alta liderança é essencial para consolidação dessa nova cultura. Criar um Comitê de Sustentabilidade ajuda a fomentar esta transformação e implica em envolver colaboradores de diferentes níveis hierárquicos e expertises. Mas uma boa recomendação é não querer abraçar o mundo de uma vez e desenhar um plano gradual que busque solucionar problemas e explorar necessidades mais críticas dentro da organização. Concentrar esforços em iniciativas concretas, de maior impacto, terá maior aderência na organização para os programas serem implementados e abrir frente para novos projetos.

As empresas também indicam que deve haver um esforço de envolver toda a cadeia de valor na direção da sustentabilidade. Fornecedores qualificados e que respirem essa mentalidade favorecem o progresso do tema na sociedade.

Sustentabilidade também é percebido como um atributo de grande valor para as marcas. Não ter um posicionamento sobre o tema pode trazer efeito negativo para a reputação das organizações. Portanto, é um pilar essencial dentro do escopo de comunicação das empresas. Para implantar a cultura de sustentabilidade com sucesso, é preciso engajar e dar visibilidade para o que está sendo feito entre os stakeholders. Naturalmente, empresas íntegras devem desenvolver projetos e programas de comunicação sempre sob à luz da conduta ética e da transparência.

Neste encontro, o grupo concluiu que, embora ainda há muito que ser feito, a sociedade está mais sensível e consciente para a questão da sustentabilidade. Clientes estão sim dispostos a pagar mais por atributos ou soluções sustentáveis, já que o valor de investimento de soluções (em determinados casos) acabam tendo que ser repassados a eles. Em busca de saúde e bem-estar, a sociedade está em busca de um estilo de vida mais conectado com questões de cidadania e meio ambiente.

Combatendo a síndrome do curto prazo e da falta de planejamento, as empresas defenderam que Sustentabilidade demanda investimento no presente para se colher resultados a longo prazo. Entretanto, os resultados dessa equação podem ser bem relevantes, trazendo retorno sobre o investimento de alto impacto para a empresa.

O resultado do 1º. Workshop de Sustentabilidade da 3M do Brasil que envolveu Embraer, Hospital Sírio-Libanês, Makro e Nestlé, comprovou que a colaboração entre pessoas e empresas, formando uma grande rede de conexão, contribui significativamente na troca de ideias e na superação dos desafios que a Sustentabilidade ainda desperta nas organizações.

E, na sua empresa, como o tema vem ganhando espaço e sendo tratado?

Sustentabilidade na 3M

Mais de 8 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações do Instituto 3M – organismo social da 3M – nos últimos três anos. Em 2016 o Brasil foi um dos 10 países com maior número de iniciativas do 3P (Prevenção à Poluição se Paga), programa interno da 3M que visa incentivar a criação de projetos com ganho econômico para aprimorar processos e evitar a poluição, diminuindo assim os impactos ambientais.

Para conhecer esses projetos mais a fundo e se atualizar sobre a performance, gestão econômica, ambiental e social da 3M, acesse o Relatório de Sustentabilidade 2017 (Exercício 2016) da 3M do Brasil que acaba de ser lançado. A publicação é uma importante ferramenta que dá transparência às ações da 3M, apresenta a atuação responsável e ética, além de iniciativas nas áreas de Gestão de Pessoas, Pesquisa & Desenvolvimento, Meio Ambiente, Compliance, Relacionamento com Clientes e Consumidores, Relações Governamentais, além de propagar alguns de seus valores de sua marca como ética, colaboração e a sua cultura de inovação.

Fonte:http://www.administradores.com.br/

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *