PROJETO SOU PROTAGONISTA LEVA MENTORIA ÀS ESCOLAS PÚBLICAS DA RMC

por | set 4, 2017

São Paulo, agosto de 2017 – Transformar sonhos em realidade pode parecer algo distante e uma questão de sorte para muitos jovens. Porém, o projeto Sou Protagonista, desenvolvido em parceria pelo Instituto 3M e a United Way Brasil, ajuda a trilhar essa jornada estudantes de 13 a 18 anos de escolas públicas da Região Metropolitana de Campinas (RMC), no interior de São Paulo.

Nele, voluntários do Instituto 3M ministram aulas em três instituições de ensino da região para turmas de 30 a 40 alunos. Desde março, foram encontros mensais de 2 horas cada, durante os quais ocorre a troca de conhecimento. A proposta é que os funcionários da empresa ajudem os adolescentes a definirem melhor seus objetivos profissionais e pessoais para o futuro, como uma espécie de coaching.

“Mesmo sendo extremamente conectados e com grande acesso à informação, esses jovens necessitam de orientação sobre como superar obstáculos da vida, referências do que é essencial na carreira e apoio para acreditarem mais em si mesmos”, explica Liliane Moura, coordenadora do Instituto 3M. Um exemplo de dinâmica é a “Orçamento Familiar”, que mostra o quanto os jovens precisam para ajudar em casa e entrar na faculdade.

“O jovem é incentivado a ser protagonista de sua história e perseguir os seus sonhos e, além do aparato técnico, o projeto objetiva o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, proporcionando o reconhecimento de ferramentas internas e externas importantes para o alcance de suas metas de vida. O voluntário, ao compartilhar seus conhecimentos profissionais e experiências, desempenha papel fundamental e tornam-se referências na vida dos jovens”, comenta Flávia Ribeiro de Assis, coordenadora de Projetos da United Way Brasil.

Estudante do 8º ano da E.E. Professora Leila Mara Avelino, de Sumaré, Julia Viana, de 13 anos, notou mudanças na sua vida: “Passei a ser mais sonhadora. Quero ser pedagoga, ter uma casa, um carro. O projeto me mostrou que preciso de determinação e resiliência para que eles se realizem e agora sei que isso é possível independente da minha classe social”.

Já a diretora da escola, Diana Corrêa, afirma que o projeto enriqueceu o trabalho pedagógico e desenvolveu a autonomia, a competência e a solidariedade. “Temos o caso de uma outra aluna que tinha problemas de relacionamento em casa e na escola e, com ajuda do projeto, descobriu todo seu potencial e melhorou a autoestima”, relata como um exemplo do despertar do entusiasmo, da confiança e da alegria entre os adolescentes.

 

Para os funcionários da 3M a ação é um verdadeiro intercâmbio de experiências entre gerações e traz grande aprendizado. Elaborar aulas, pensar em dinâmicas e se reunir em um grande círculo são peças-chave para conduzir a interação, segundo eles. O encerramento do Projeto Sou Protagonista 2017 ocorre dia 31 de agosto, com a visita dos mais de 100 alunos participantes à sede da 3M em Sumaré.

 

O evento conta com a apresentação dos alunos e palestra de Eduardo Lyra, de 29 anos, fundador do Instituto Gerando Falcões e defensor da teoria “de que não importa de onde você veio, mas para onde você vai”. Lyra cresceu em uma favela em Guarulhos – SP e, mesmo com dificuldades se  inspirou na mãe para sonhar e se tornou, jornalista, autor de livro, roteirista de filme, entre outras conquistas. O empreendedor foi selecionado com um dos 15 jovens brasileiros que podem mudar o mundo, pelo Fórum Econômico Mundial.

 

Para saber mais sobre o projeto Sou Protagonista, acesse o site do Instituto 3M.

 

Sobre a 3M

Na 3M, aplicamos a ciência de forma colaborativa para melhorar vidas diariamente. Com cerca de 90 mil funcionários conectados com clientes em todo o mundo e mais de 55 mil itens de produtos inovadores para diferentes mercados, a 3M atingiu US$ 30,1 bilhões em vendas globais em 2016. No Brasil, o Grupo 3M conta com cinco fábricas instaladas no Estado de São Paulo, que compõem a 3M do Brasil, além das empresas 3M Manaus, instalada no Amazonas e a Capital Safety, que opera no Paraná. Em 2016, alcançou faturamento bruto de R$ 3,6 bilhões no País, onde conta com cerca de 3.500 funcionários. Conheça nossas soluções criativas no site www.3M.com.br e cadastre-se para receber nossas notícias em http://news.3m.com/pt-br.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *