MICROSOFT LANÇA CURSO GRATUITO DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PARA JOVENS DE TODO O BRASIL

por | nov 6, 2017

A Microsoft Brasil lançou a nova edição do #EuPossoProgramar, campanha cujo objetivo é gerar oportunidades de inclusão digital, empregabilidade e empreendedorismo para os jovens brasileiros. Este ano, o projeto conta com novo conteúdo, o #EuPossoProgramar, Minha Página Web, que ensina o básico de programação e linguagem HTML para que os participantes criem seu próprio website e publiquem utilizando a nuvem da Microsoft.

Neste ano, os cursos estão disponíveis no site www.eupossoprogramar.com e serão ministrados por cerca de 15 ONGs parceiras da Microsoft. Entre elas, estão a Recode, instituição voltada ao empoderamento digital e formação de jovens conscientes por meio do uso da tecnologia, a Trust for Americas, que trabalha com comunidades vulneráveis na América Latina e no Caribe; e a ATN – Associação Telecentro de Informação e Negócio, que promove a inclusão digital por meio de telecentros informatizados. Além das organizações não governamentais, algumas escolas públicas também estão envolvidas na campanha.

O novo conteúdo é composto por sete módulos, dividido por elementos básicos do desenvolvimento do HTML, linguagem utilizada para criação de websites. No curso “Minha Página Web”, os participantes vão aprender como montar uma estrutura básica de uma página web, ganharão familiaridade com softwares editores de código, como o Visual Studio Code, experimentarão a introdução ao CSS, que serve para dar estilo à página, e utilizarão JavaScript para transformar uma página estática em interativa.

Além das instruções para montar o website, há outros três materiais didáticos online. O primeiro conteúdo, chamado Hora do Código, utiliza a linguagem de blocos para ensinar a programar por meio de dois cursos – Angry Birds e Ana e Elsa, de Frozen. Já o outro, chamado de Aprendendo a Programar, consiste em vídeo-aulas didáticas que desmistificam a linguagem da programação. Todos os cursos oferecem certificado online.

A Microsoft considera vital que mais escolas na América Latina incluam a disciplina de programação nos seus planejamentos escolares, pois ela contribui diretamente para a geração de empregos e desenvolvimento da região. Abaixo, a empresa destaca outros benefícios obtidos do aprendizado de linguagem de programação:

1 – Desenvolvimento de habilidades para a solução de problemas lógicos, estimula a criatividade e o pensamento crítico;

2 – Mais oportunidades de emprego. Atualmente não há talentos suficientes para atender a demanda do mercado de trabalho no setor de tecnologia;

3 – Maior capacidade de adaptação ao estilo de vida atual. O mundo depende cada vez mais da tecnologia. Com o objetivo de alcançar seu potencial pleno, os jovens precisam ter uma compreensão de como funciona a tecnologia e como fazê-la funcionar;

4 – Acelerador de empreendedorismo. Grandes negócios têm surgido graças ao conhecimento da linguagem de programação. Empreendedores têm capitalizado seu conhecimento a favor da criação e do crescimento de suas empresas em áreas como aplicativos e jogos.

Fonte: 33giga.com.br

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *