QUALCOMM PARTICIPA EM PROGRAMA DE SAÚDE INTELIGENTE PARA CONTROLAR O DIABETES

por | nov 16, 2017

O estudo envolverá 400 pacientes da clínica Zilda Arns, na comunidade do Complexo do Alemão, dos quais 200 vão participar de um grupo de controle e a outra metade de um grupo de intervenção de tecnologia móvel. Esse segundo grupo receberá um kit de tratamento de saúde que inclui uma mochila com um smartphone ou tablet com conectividade de dados e um aplicativo móvel instalado, uma balança, um pedômetro, e um monitor de frequência cardíaca. Os equipamentos móveis e os planos de dados foram cedidos pela TIM, através do Instituto TIM.

O aumento da expectativa de vida da população associado a fatores de risco como obesidade e sedentarismo estão levando a um aumento significativo de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão nos últimos 20 anos. Estas doenças, quando mal administradas pelos pacientes, aumentam significativamente a demanda por serviços de saúde. Neste contexto, as comunidades de baixa renda são as mais afetadas. Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de 80% das mortes por diabetes ou de suas complicações ocorrem nessas comunidades.

Com o uso da tecnologia sem fio avançada como a plataforma de um sistema de saúde móvel, o estudo pretende melhorar a gestão de terapia de pacientes com doenças crônicas por meio de monitoramento remoto, além de promover a adesão e engajamento do paciente no tratamento através de um acesso melhor a recursos educacionais e aumento da comunicação com a equipe de cuidados de saúde.

A plataforma do sistema de saúde inclui um site e uma aplicação móvel que foi desenvolvida pela MTM Tecnologia, uma das empresas líderes no Brasil em soluções móveis para a saúde. O site pode ser acessado por profissionais de saúde para registrar um paciente e definir o tipo de indicador de saúde que eles querem monitorar, medir progresso de cada paciente, enviar lembretes e mensagens personalizadas, encaminhar mensagens gerais diretas para um grupo seleto de pacientes, além de fornecer acesso a materiais educacionais.

O app foi desenvolvido para a plataforma Android e é dividido em módulos que permitem que o paciente envie informações de saúde, acompanhe o andamento de seu tratamento, receba mensagens personalizadas de profissionais clínicos, receba material educativo diário, bem como tenha acesso a uma biblioteca de material multimídia com dicas de saúde sobre nutrição e autoprevenção. No módulo de automonitoramento, há informações sobre o tratamento, lembretes e formulários personalizáveis que permitem que o paciente envie dados de saúde, tais como peso, nível de atividade, frequência cardíaca e nível de glicose no sangue, entre outros. O módulo Minha Saúde mostra os dados históricos coletados, para que o paciente possa acompanhar o seu tratamento ao longo do tempo. No módulo de Mensagens, o paciente pode receber mensagens de seu profissional de saúde.

A Qualcomm entende as muitas maneiras com as quais os avanços na tecnologia móvel já fortaleceram o desenvolvimento econômico e social, e está trabalhando para possibilitar uma transformação ainda maior, apoiando a inovação e os cuidados com a saúde.

Fonte: http://www.bitmag.com.br

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *