+UNIDOS PELO INVESTIMENTO COLABORATIVO EM REDE

por | fev 9, 2018

Atuar em rede sempre esteve no DNA do Grupo +Unidos. Sua fundação, em 2006, fruto de uma mobilização da embaixada americana no Brasil e a USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional), reflete isso: o primeiro grupo formador contava com 30 empresas norte-americanas com atuação no Brasil, unidas pelo desejo de investir de forma estruturada em iniciativas sociais com impacto.

“Naquela época, os investimentos eram pulverizados e não havia uma agenda global de atuação”, comenta Augusto Correa, gerente executivo do Grupo +Unidos desde 2016. A percepção atual, por outro lado, é de evolução. Com o crescente interesse pelos temas de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, o grupo tem se firmado como facilitador e impulsionador de vários projetos inovadores com os setores público e privado.

Uma delas é CSR Leaders, encontro anual de executivos e que tem como objetivo compartilhar e discutir boas práticas em governança corporativa e responsabilidade socioambiental. Mais de 40 executivos participaram do evento em 2017, ao lado de organizações sociais, investidores e outros atores do setor. Para 2018, Augusto espera um evento maior: “Queremos ampliar nossa rede e contar com, pelo menos, 100 executivos na próxima edição.”

O grupo também quer conectar organizações e iniciativas sociais aos líderes e tomadores de decisão das empresas membro. Segundo Augusto, após várias reuniões entre o Comitê Gestor, um edital voltado para organizações sociais foi a melhor opção encontrada para diversificar o portfólio de projetos apoiados. “A previsão é que o edital seja lançado ainda no primeiro semestre de 2018. Depois da seleção inicial, todo o refinamento dos projetos será feito a quatro mãos, em um trabalho colaborativo entre as empresas do grupo e as organizações escolhidas.”

Augusto acredita que o amadurecimento da percepção, por parte das empresas, de como são feitos os investimentos em responsabilidade social, tem reflexos na nova postura do Grupo +Unidos. A elaboração de um novo posicionamento, que reforça o poder de união, é outra aposta de perspectivas positivas para 2018. Com isso, ele espera que mais organizações possam se juntar ao grupo para compartilhar experiências e metodologias que tragam resultados positivos não apenas nos negócios, mas para a sociedade como um todo.

Quer conhecer essa nova fase do Grupo +Unidos? Leia nosso manifesto e venha fazer parte da nossa rede!


#UNIDOSSOMOSMAISFORTES

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe esse conteúdo: