MICROSOFT CRIA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA ESTIMULAR A ACESSIBILIDADE

por | maio 14, 2018

A Microsoft sempre desenvolve iniciativas para fazer com que novas tecnologias sejam incorporadas nas soluções de problemas recorrentes na sociedade. A mais recente é o programa AI for Accessibility, que visa incentivar empresas que criam melhorias para pessoas com deficiência.

A ideia é investir US$ 25 milhões nos próximos 5 anos para propostas que visam ao bem social. A ajuda da empresa será em forma de investimentos, doações e assistência especializada quando necessário.

Por que acessibilidade?

Segundo o Banco Mundial, atualmente há mais de 1 bilhão de pessoas com deficiência no mundo. Embora a tecnologia tenha evoluído, e existam milhares de ferramentas que podem auxiliar a rotina desses cidadãos, ainda falta muito para eles se sentirem de fato inseridos na sociedade e terem mais autonomia.

1

“Em todo o mundo, apenas uma em cada dez pessoas com deficiência tem acesso a tecnologias e produtos assistenciais”, escreveu Brad Smith, diretor jurídico e presidente da Microsoft, em um post no blog. “Ao tornar as soluções de inteligência artificial mais amplamente disponíveis, acreditamos que a tecnologia pode ter um grande impacto sobre essa importante comunidade”.

Como funcionará o programa?

O objetivo principal do AI for Accessibility é acelerar o desenvolvimento da tecnologia para promoção de empregos, conexão humana e melhorias no cotidiano dessas pessoas. Então, desenvolvedores que estão fazendo aplicativos voltados para essas questões podem ser beneficiados.

Alguns exemplos de produtos tecnológicos já estão no mercado. É o caso do Seeing AI, aplicativo que permite a narração do que o telefone está vendo. Outro serviço já disponível é o Hepicto, que ajuda pessoas com autismo.

Além do investimento financeiro, a Microsoft fez algumas melhorias nas suas ferramentas para promover a acessibilidade. Um exemplo é a abertura do Azure IOT Edge Runtime, que dará aos desenvolvedores ainda mais controle sobre como seus dispositivos podem se conectar em soluções em nuvem.

O  AI for Accessibility é inspirado na iniciativa AI for Earth, também da companhia, que utiliza a tecnologia para resolver problemas relacionados à preservação do meio ambiente.

Fonte: www.tecmundo.com.br

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *