+UNIDOS REÚNE LÍDERES EMPRESARIAIS PARA DEBATER INVESTIMENTO SOCIAL

por | jun 20, 2018

No dia 13 de junho, o Grupo +Unidos, em conjunto com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), organizou um encontro com executivos financeiros para uma discussão a respeito de boas práticas de gestão e também investimento empresarial para a sociedade brasileira.

O evento foi realizado em um painel que contou com a participação do Lucas Medola e Eduarda Bueno, CFO do PayPal para América Latina e diretora financeira da KPMG Brasil, respectivamente. Durante o bate-papo os palestrantes abordaram temas voltados às ações sociais que visam melhoria e desenvolvimento humano no Brasil sob o viés econômico e situação financeira de suas empresas.

De acordo com Eduarda, a KPMG estuda cada projeto individualmente e procura observar qual será seu retorno para sociedade. “Nós buscamos mensurar quanto essa ação irá de fato fazer a diferença. Para nós, primeiro é observado o impacto e depois o custo”, conclui a diretora financeira. Contudo, ressaltou que caso surja um projeto fora do cronograma anual e do valor determinado disponível para ações de cidadania, a KPMG não descarta sua realização, mas estuda se é viável para o momento.

Já o PayPal apresenta mais flexibilidade em seu planejamento social, desde que esteja alinhado com as diretrizes internas da companhia. “Nós estamos vivenciando uma revolução social no Brasil, com empresas cada vez mais engajadas em causas em prol da população. Assim, procuramos executar ações com liberdade, para arriscar, errar, tentar novamente até que possamos acertar” afirma Medola.

Além disso, durante o painel os convidados debateram sobre como as empresas devem se engajar no desenvolvimento social e quais são as vantagens que esse investimento traz. Para Eduarda, essa iniciativa precisa estar presente em todas os setores da instituição, incluindo suas ideologias e colaboradores. “As novas gerações estão acompanhando o envolvimento das companhias em causas sociais para a escolha profissional. Assim, é importante que a organização esteja atualizada e engajada para atrair novos colaboradores” destaca a diretora financeira da KPMG Brasil.

Contudo, para que consigam atingir esse objetivo, é preciso fortalecer a estrutura legal para aprovação de projetos e negociação de financiamentos. Medola reforçou que é fundamental que as empresas se unam e assumam a responsabilidade de investir na sociedade, pois “em longo prazo trará criação de empregos, bom retorno social e econômico.” Segundo o CFO do PayPal é preciso observar em longo prazo, porque aplicar esforço apenas em situações superficiais não resolve o problema real.

Ao todo, cerca de 24 executivos de diversas áreas participaram do debate sobre a importância das ações do setor privado na sociedade em geral. O painel foi realizado no restaurante Dalva e Dito, na cidade de São Paulo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe esse conteúdo: