ESTUDANTE DO INTERIOR DO PARÁ INOVA AO CRIAR MATERIAL PARA CONSTRUIR CASAS COM SEMENTE DE AÇAÍ

por | set 18, 2018

Preparar o jovem para a economia global significa apostar no desenvolvimento sustentável do país. Essa é a responsabilidade do Grupo +Unidos. Desde 2006, por meio de nossos projetos e programas, tornamos o acesso à educação e à capacitação tecnológica mais democrático para jovens que compõem a população mais vulnerável do país.

Nesta semana fomos sensibilizados pelo exemplo de Francielly Rodrigues Barbosa, estudante do 2º ano do ensino médio público de Moju, interior do Pará. Sua pesquisa foi reconhecida na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) em função da relevância social, econômica e ambiental do seu projeto. Apesar de todas as dificuldades socioeconômicas, a jovem cientista de 16 anos desenvolveu um material substituto derivado das sementes de açaí que serve para repor o lixo utilizado em fundações de casas na Amazônia. A intenção de Francielly é que a matéria-prima seja utilizada como tijolo, o que já provou ser possível pelos testes de resistência iniciais feitos.

Sem celular, computador ou acesso à Internet, Francielly conseguiu catalogar os materiais mais desperdiçados em seu município e propor a solução para o problema dos aterros de fundação de casas locais, que hoje estão em situação risco por conta da emissão de gás metano gerado pela decomposição dos resíduos. Com o apoio da sua escola, do Clube de Ciências de Moju e de sua orientadora Danielle Pereira pôde participar da FEBRACE. “Ver uma aluna dedicada, que desde criança sempre se destacou nas Feiras de Ciências, ser premiada e sair de uma cidade pequena para o mundo é uma satisfação muito grande”, considera Danielle.

Pela relevância do seu trabalho, a jovem ganhou na feira de abrangência nacional dez prêmios entre publicações de artigos e credenciais para participação em outros eventos muito significativos, como uma viagem à Boston, onde irá ao MIT e Harvard. “Sei que o projeto tem um potencial incrível e estou cheia de ideias para melhorar a minha realidade. Mesmo com todas as dificuldades, não desistirei ou abaixarei a cabeça”, comenta Francielly.

Atualmente, a estudante arrecadando fundos para realizar o sonho de aprimorar sua pesquisa e melhorar a condição de vida em sua cidade natal. É possível contribuir com qualquer quantia para apoiar a campanha, basta acessar pelo link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/fran-em-mit

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *