Na última semana, 27 Jovens Embaixadores americanos, depois de três semanas de imersão cultural em diferentes regiões do Brasil, participaram de um dia de muitas atividades e integração na periferia de São Paulo. Acompanhados de outros 20 jovens brasileiros, vinculados a outras iniciativas de impacto social, passaram a tarde na sede da ONG ORPAS (Obras Recreativas, Profissionais, Artísticas e Sociais) e puderam conhecer mais profundamente o trabalho realizado pela organização.

Durante o evento, promovido pela Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil e pelo Grupo +Unidos, os presentes puderam acompanhar o pré-lançamento da edição 2020 do programa Jovens Embaixadores, iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. 

Há mais de quinze anos o programa tem como alvo alunos brasileiros que são exemplos em suas comunidades, em termos de liderança, atitude positiva, trabalho voluntário, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. Assim, objetiva fortalecer o ensino público por meio desses alunos e estreitar os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos, a partir de intercâmbios entre os dois países.

A 18ª edição dos Jovens Embaixadores terá como foco o empreendedorismo de impacto social e ideias empreendedoras voltadas para desafios nas comunidades. Assim, possibilitará que os jovens participantes construam uma base sólida para que possam se transformar em empreendedores sociais bem sucedidos e impactar positivamente o dia-a-dia das suas comunidades.

Por isso, foi muito significativo que a cerimônia de pré-lançamento do programa acontecesse na sede de uma organização como a ORPAS, que, a partir de um trabalho de fortalecimento da cultura e do empreendedorismo periférico, garantem a inovação, a geração de emprego e renda e o impacto social dentro do Jardim São Luís, bairro da zona sul da cidade de São Paulo.

Os Jovens Embaixadores norte-americanos, junto aos alunos das redes do programa English Access e da organização Em Movimento, foram recebidos por Daniel Faria, fundador da ORPAS, para uma palestra sobre empreendedorismo social e, em seguida, tiveram a oportunidade de conhecer o Sônego Bistrô, negócio de impacto que alimenta centenas de pessoas atendidas pela ONG e acolhe uma escola de gastronomia.

Ao longo de sua palestra, Daniel reforçou o quão fundamental é que a juventude se sinta sempre inspirada e apontou como estratégia para a expansão de iniciativas como a ORPAS a formação de pessoas que atuem como multiplicadores. “Escolhemos, a partir da fundação da ORPAS há quinze anos, transformar o Jardim São Luís em um lugar melhor (…) A gente ajuda quem precisa, sem colocar barreiras e limitações. (…) Mas é claro que precisamos de mais pessoas fazendo esse trabalho, para que possamos alcançar outras comunidades. E é por isso que eu me dirijo a vocês, jovens”, disse.

Você gostaria de participar da edição 2020 do Jovens Embaixadores? As inscrições para o programa começam hoje, dia 25/06, e ficarão abertas até o dia 11 de agosto. Para saber mais informações e realizar a inscrição, acesse a página do Facebook ou o site oficial do programa. Também é possível acessar o edital e o cronograma do programa por meio deste link

Para ver as fotos do evento na ORPAS, acesse: maisunidos.org/fotos-e-videos/