Um levantamento feito pelo British Council mostrou que apenas 5,1% da população brasileira sabe se comunicar em inglês e apenas 1% tem fluência no idioma, um problema que impede que milhões de crianças e jovens tenham oportunidades de ter acesso a empregos bem remunerados, estudar em outros países e conhecer outras culturas.

Em uma tentativa de reverter esse cenário e incentivar professores e estudantes brasileiros a aprenderem e praticarem o inglês, a EduSim, uma startup de Nova York com sede no Brasil, vai realizar a primeira Olimpíada de Inglês.

Os jogos acontecem entre 2 e 27 de setembro, realizados em parceria com a Embaixada Americana, o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) e a NOVA ESCOLA e o objetivo é incentivar a aprendizagem do inglês no país. O evento é gratuito, conta com premiação para professores e alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio.

Os jogos vão levar conteúdo de inglês alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) por meio da tecnologia de aprendizagem ChatClass, que funciona totalmente no WhatsApp, sem necessidade de baixar outro aplicativo. Os estudantes poderão praticar a escrita, escuta e a fala do idioma por meio da ferramenta. E os professores poderão acompanhar o progresso de suas turmas. A ferramenta usa inteligência artificial para ajudar estudantes e professores a aprenderem e ensinarem o inglês de forma personalizada.

As inscrições para a Olimpíada de Inglês 2019 podem ser feitas pelo site dos jogos.

A competição vai ter uma fase única e diariamente os estudantes vão receber, através do ChatClass, novos exercícios que valem pontos. Além disso, há atividades em grupo que os professores podem realizar em sala de aula com suas turmas, também com pontuação.

Fonte: Nova Escola.