Todo dia 12 de agosto comemora-se Dia Internacional da Juventude, data oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Todos os anos é proposto um tema para ser debatido mundialmente, e os jovens são encorajados a realizar atividades e eventos em torno do assunto. Para este ano, o tema escolhido pela ONU foi “Transformando a Educação”.

Em 2019, os jovens brasileiros quebraram o recorde mundial de engajamento juvenil. Foram mais de 100 eventos em todo o Brasil dedicados a levar as pautas pertinentes às juventudes a um outro patamar — aquele onde todos podem e devem participar das discussões e soluções.

Precisamente, aconteceram 154 eventos no país inteiro, ultrapassando cinquenta vezes mais o recorde brasileiro e quase três vezes mais o recorde mundial, que antes pertencia à Nigéria. Para demonstrar a grandeza do engajamento dos jovens brasileiros, no ano passado aconteceram 302 eventos ao redor do mundo inteiro, menos que o dobro da marca alcançada pelo Brasil em agosto deste ano.

Motivado pelo IYD Brasil, o Em Movimento, por ser uma rede de organizações que trabalham em prol das juventudes, resolveu integrar este movimento internacional, organizando uma atividade em parceria com o Porvir. A proposta foi reunir um grupo de pessoas para debater o que se sabe sobre a(s) juventude(s), quais questões as perpassam com urgência e quais sonhos as movimentam.

O Grupo +Unidos marcou presença no Happy Hour “O que sabemos sobre juventude(s)?”, fazendo parte deste movimento potente, diverso, que possibilitou muitas trocas e geração de conhecimento sobre as demandas das juventudes.

Saiba mais sobre as outras organizações que contribuíram com o debate:

Em Movimento: Uma rede é composta pelas organizações Ashoka Brasil, Instituto Elos, Arapyaú, Arymax, Impact Hub, Historiorama e +Unidos. Tem como intuito compreender cada vez mais os muitos contextos em que os jovens brasileiros estão inseridos. Realizam este trabalho a partir de três pilares: construção de inteligência coletiva, mobilização de jovens e articulação.

Porvir: O Porvir é uma iniciativa de comunicação e mobilização social que mapeia, produz, difunde e compartilha referências sobre inovações educacionais para inspirar melhorias na qualidade da educação brasileira e incentivar a mídia e a sociedade a compreender e demandar inovações educacionais.

Pacto pela Democracia: uma iniciativa da sociedade civil brasileira voltada à defesa e ao aprimoramento da vida política e democrática no Brasil. Formado por um arco amplo e plural de organizações, movimentos e atores relevantes na sociedade, o Pacto busca afirmar um espaço comum para a expressão do compromisso de resgatarmos e aprofundarmos práticas e valores democráticos diante dos inúmeros desafios que temos enfrentado ao longo dos últimos anos no país.

EDUCAFRO: A EDUCAFRO tem a missão de promover a inclusão da população negra (em especial) e pobre (em geral), nas universidades públicas e particulares com bolsa de estudos, através do serviço de seus voluntários/as nos núcleos de pré-vestibular comunitários e setores da sua Sede Nacional, em forma de mutirão. 

Engajamundo: Através de formações, mobilização e ações de ativismo, se dedica a empoderar a juventude brasileira para compreender, participar e incidir em processos políticos internacionais. Reivindica também mais acesso e representação da juventude nestes processos, para que os jovens tenham cada vez mais espaço para articular suas demandas em todos os âmbitos políticos.

Aporé Educação: Negócio Social (setor 2.5), que tem como visão, construir um Brasil capaz de reinventar-se, estimulando a diversidade e a singularidade de cada indivíduo e transformando os jovens de hoje em profissionais conectados com os seus potenciais em suas organizações, líderes conscientes de seu papel na sociedade e impulsionadores de inovação e resultados de impacto positivo no futuro.

Girl Up: Movimento global de líderes jovens empoderadas que defendem a igualdade de gênero. Através do treinamento de desenvolvimento de liderança, a Girl Up oferece às meninas os recursos e a plataforma para iniciar um movimento de mudança social onde quer que estejam.

Núcleo de Jovens Políticos: Coletivo que debate as Políticas Públicas voltadas para a periferia, através da articulação da juventude e ações nas comunidades de SP e redondezas.