GRUPO +UNIDOS

O Grupo +Unidos é um fundo de investimento social colaborativo idealizado pela Embaixada Americana, por meio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), formado por empresas americanas estabelecidas em território Brasileiro.

O Grupo tem trabalhado desde 2008 para fomentar capacitação dos jovens brasileiros por meio do apoio a iniciativas voltadas à educação e à formação tecnológica, propondo uma abordagem inovadora para a geração de impacto social.

Em sua atuação, o Grupo +Unidos incorpora conceitos do venture philantropy para determinar sua metodologia de investimento social. Este modelo utiliza a maioria dos princípios de financiamento venture capital para investir em iniciativas sociais iniciantes, de crescimento ou de grande potencial. Neste caso, não há interesse em lucro, mas em investimentos que promovam algum tipo de melhoria social, especialmente na educação.

O venture philantropy é caracterizado por um alto grau de acompanhamento e engajamento de investidores – no caso, empresas membro do Grupo +Unidos – além da criação de modelos de parceria adaptados à conjuntura do impacto pretendido. No +Unidos, os projetos são selecionados por meio de deliberações do Comitê Gestor, formado por executivos das empresas membro. Este grupo de profissionais altamente qualificados contribuem com sua experiência e amplo conhecimento em múltiplas competências para apoiar na eficácia das iniciativas que fazem parte do portfólio de impacto social. O investimento não é apenas financeiro, ele também gera engajamento permitindo a troca de conhecimentos entre o mundo corporativo e organizações sociais.

Neste contexto, os projetos recebem monitoramento baseado e indicadores chave previamente construídos em conjunto com as organizações parceiras. O objetivo é fornecer metodologias e ferramentas que permitam garantir o impacto social proposto, influindo na qualidade de projeto e também em sua sustentabilidade financeira. Ademais, a partir workshops e atividades de voluntariado, são criadas instâncias de aproximação entre executivos e projetos de impacto.

O Grupo +Unidos se esforça para garantir a construção do capital e, em seguida, trabalha para distribuí-lo de forma estratégica, promovendo a escala dos projetos apoiados de forma qualificada. Os detalhes de como os recursos do Grupo +Unidos são aplicados estão disponíveis na Política de Investimento Social.

Objetivos  

O Grupo +Unidos tem os seguintes objetivos:

• Facilitar e criar parcerias com os setores público e privado

• Oferecer oportunidades para compartilhar ideias e conhecimentos de melhores práticas em investimento social e desenvolvimento.  

• Comunicar de forma mais efetiva com a sociedade e o governo os investimentos sociais em áreas como educação, meio ambiente, saúde e outras.