• Português
  • English

OPORTUNIDADE NO BRASIL



A covid mudou a maneira como pensamos sobre educação e, para muitos de nós, como vamos lidar com o futuro. Mas, durante uma pandemia e interrupções escolares, um fato não mudou: aprender inglês é agora mais do que nunca oportunidade que muda o jogo, abrindo portas para educação, emprego e conectividade com o mundo. A crise tem alterado muitas atividades educacionais tradicionais, e a nova realidade da aprendizagem híbrida traz momentos desafiadores para escolas, famílias, alunos e professores.

Nosso compromisso coletivo de tornar possível o aprendizado do inglês nos levou a criar novas oportunidades. O governo dos EUA aprofundou as parcerias com professores e instituições brasileiras para tornar o ensino da língua inglesa ainda mais acessível, especialmente nas áreas onde existem os maiores desafios de aprendizagem. Como diretora de programas de inglês da Embaixada e dos Consulados dos EUA no Brasil, estou orgulhosa de compartilhar com vocês exemplos do progresso que estamos fazendo.

O inglês é a língua da ciência, dos negócios e da internet, e está expandindo as oportunidades educacionais e econômicas. Em outubro, lançamos a segunda Olimpíada de Inglês com a ChatClass — competição cultural no WhatsApp que envolve quase meio milhão de estudantes e professores interagindo em inglês sobre o tema “O futuro do trabalho” com participação de profissionais brasileiros para os quais o inglês fez a diferença.

Esse evento anual e gratuito ajuda a superar o distanciamento geográfico e proporciona motivação para aprender o idioma. Outros programas presenciais também foram transformados em virtuais da noite para o dia. Uma imersão nacional de Steam & English para alunos e professores da rede pública está sendo realizada on-line neste mês pela primeira vez. Com o novo formato, nós e nossos parceiros da USP podemos envolver mais mentores e manter o aprendizado para os novos cientistas, professores e suas escolas por mais tempo.

A pandemia revelou enorme otimismo e criatividade, bem como a receptividade e o trabalho árduo dos educadores brasileiros. Nesse período, a aprendizagem dos professores se intensificou. Cinquenta professores de escolas públicas do norte do Brasil participaram dos cursos de storytelling digital e liderança oferecidos pela embaixada, levando a uma comunidade proativa que agora lidera cursos on-line gratuitos para mais de 350 professores de inglês em toda a região.

Adaptar-se à nova realidade é imensamente desafiador, mas estamos à altura da tarefa. Criamos novo podcast em colaboração com a Universidade do Texas-Língua da Gente: Slice of Life — produzido especialmente para brasileiros. Os apresentadores usam conversas autênticas e bom humor para explicar a língua e a cultura.

Nossa parceria com o Brasil para o aprendizado de inglês tem longa história. Neste ano, 18 projetos lançados por secretarias de Educação, universidades e institutos federais foram interrompidos devido à pandemia, mas tornamos esse desafio oportunidade. De março a setembro, criamos muito mais projetos do que o planejado com mais de 45 instituições e 540 mil instrutores e professores em todo o país. Profissionais da área, dos EUA e do Brasil, estão colaborando para melhorar o ensino de inglês em parceria com as secretarias de Educação do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte e do Paraná.

Mais de 100 professores de oito universidades de engenharia aprenderam a integrar o idioma na graduação como parte de uma iniciativa da Fulbright/Capes. Parcerias com incubadoras de empresas no Espírito Santo e em Santa Catarina estão capacitando comunidades carentes e ajudando empreendedores a se conectarem com parceiros e mercados internacionais por meio do inglês. O aprendizado de uma segunda língua facilita o engajamento e promove conexões. Com o uso de novas ferramentas digitais, podemos cruzar fronteiras e acessar novas comunidades no Brasil e nos EUA. Visite!


Por Jennifer L. Uhler – Diretora do Escritório de Ensino de Língua Inglesa da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil – 10/10/2020

Assine nossa Newsletter

    Logo +Unidos
    Youtube Flickr Linkedin Facebook ...