• Português
  • English

PROGRAMA FORMARE: EMPRESAS PROTAGONISTAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS PARA O FUTURO



O Formare é um programa da Fundação Iochpe destinado a dar formação inicial e oportunidades no mundo do trabalho para jovens de baixa renda.

A partir de parcerias com empresas de médio e grande porte, o Programa Formare investe na formação profissional destes jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com idades de 16 a 19 anos, residentes nas comunidades do entorno das empresas.

Em 30 anos de história, o Formare já formou mais de 22.500 jovens. O Programa gera um impacto de 80% de inserção no mercado de trabalho após a conclusão dos cursos e conta hoje com 46 empresas parceiras, entre elas a Cummins, que adota o Formare há cinco anos e compõe também a rede do Grupo +Unidos.

“O Formare, para nós da Cummins, é motivo de orgulho, por ser um programa que desenvolve tanto habilidades técnicas como comportamentais e mais ainda, desperta o potencial de cada jovem para trilhar seu projeto de vida. Ter os nossos colaboradores envolvidos como voluntários é outro grande ganho, seja na aplicação de seus conhecimentos e habilidades nas diversas fases do projeto, seja pela satisfação do impacto de cada voluntário na vida desses jovens!” conta Soraia Senhorini Franco, Gerente de Responsabilidade Corporativa na empresa.

A formação acontece dentro das próprias empresas. O que isso significa? Aprende-se na prática, vivenciando os desafios e saberes peculiares de cada empresa. E como não há melhores professores do que os próprios colaboradores da empresa, são eles que ministram as aulas e compartilham seu conhecimento como educadores voluntários do Formare.

Assim, o Programa transforma a empresa em um ambiente de aprendizagem inovador e duplamente impactante: tanto os jovens quanto os colaboradores passam por um processo de desenvolvimento profissional. O impacto social é certo: o Programa Formare é reconhecido por garantir alto índice de empregabilidade para seus alunos.  Promove o aperfeiçoamento profissional dos colaboradores das empresas, a integração entre áreas, melhoria da motivação para o trabalho e do clima organizacional.

Os cursos são desenvolvidos pela equipe pedagógica do Fundação Iochpe, de acordo com as características de cada empresa e a realidade do mercado local. A abordagem pedagógica é orientada pelo desenvolvimento de competências para o trabalho e para o exercício da cidadania.

Para além da responsabilidade social, em 2018 a Fundação Iochpe comprovou que existem também benefícios econômicos para as empresas que adotam o Formare. Em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces) foi lançada uma ferramenta que mede o retorno econômico-financeiro sobre o investimento social de sustentabilidade (ROI-S) feito por empresas no Programa Formare.

A nova ferramenta de medição do ROI-S do Formare traz um argumento novo para que lideranças corporativas olhem para o campo da sustentabilidade de forma mais estrutural e estratégica, aliando o papel social das empresas ao desenvolvimento econômico do país e de seus próprios negócios.

Mais informações: https://fiochpe.org.br/

Assine nossa Newsletter

    Logo +Unidos
    Youtube Flickr Linkedin Facebook ...