• Português
  • English

PROGRAMA GOYN SÃO PAULO APRESENTA SOLUÇÕES PARA A EMPREGABILIDADE DE JOVENS DA PERIFERIA EM EVENTO ONLINE E GRATUITO



A cidade de São Paulo tem 765 mil homens e mulheres de 15 a 29 anos que estão fora da escola, desempregados ou trabalhando em empregos informais, sendo a maioria deles negros e moradores dos extremos leste e sul da cidade. É o que mostra um estudo da Accenture feito com exclusividade para o GOYN (Global Opportunity Youth Network), programa global que chega a São Paulo com uma rede inicial de 85 organizações e pretende criar, de forma colaborativa, oportunidades econômicas para pelo menos 100 mil jovens, do município até o fim de 2030. Para apresentar e discutir o conceito de “jovem potência”, como eles são chamados, o GOYN SP realiza no dia 24 de novembro, das 10h às 11h30, um evento online e gratuito, que vai também oficializar o lançamento da iniciativa no Brasil e apresentar soluções que serão implementadas em São Paulo para potencializar oportunidades dignas de emprego e renda para esses jovens.

As soluções que serão apresentadas foram criadas coletivamente por grupos de trabalho compostos por jovens potência e membros das organizações parceiras, que se reuniram semanalmente desde setembro. Elas correspondem a quatro áreas de oportunidade que foram mapeadas pelo programa: Formação e Carreiras para o Mundo Digital, Desenvolvimento da Mentalidade Digital nos territórios, Empresas mais Inclusivas para o Jovem Potência e Projeto de Vida e Orientação para o Mundo do Trabalho. Soluções para a inclusão produtiva de jovens também serão criadas por outros dois grupos de trabalho – Empreendedorismo como Oportunidade e Participação Cidadã – a partir do início de 2021. 

“Em 2021 as soluções serão colocadas em prática. Vamos monitorar e avaliar os resultados. Ajustar o que for preciso para que a partir de 2022 a gente possa começar a escalar todas elas. Temos até 2030 para criar oportunidades para pelo menos 100 mil jovens potência da cidade” explica Daniela Saraiva Santos, líder do GOYN SP. “É urgente a busca por uma solução sistêmica, que envolva múltiplos atores e permita escalar o impacto de transformação positiva na vida desses jovens”

Na oportunidade, os jovens potência terão espaço para contarem suas histórias, assumindo o protagonismo que têm no programa. O evento irá propor uma nova forma de ver e lidar com a juventude em situação de vulnerabilidade social. Sauanne Bispo, empreendedora e criadora do Go Diáspora, agência de intercâmbio que valoriza a cultura negra, será a mestre de cerimônia, ao lado de Maria Inez Eurico, representante do Núcleo Jovem e líder do Comitê de Equidade de raça, gênero e território do GOYN SP.

“Precisamos com urgência ressignificar o que pensamos ser os jovens em situação de vulnerabilidade social. Preferimos chamá-los de jovens em situação de oportunidade, de potência. Eles querem conciliar estudo, trabalho e vida social e querem trabalhos alinhados com seus projetos de vida. Precisam ser ouvidos e ter direito de escolha”, completa Daniela.

O evento será realizado pelo Youtube da United Way Brasil. Para participar, basta acessar a página do evento e se inscrever no link: https://www.goynsp.org/.

 

SOBRE O GOYN

O GOYN é um programa global que envolve pessoas, empresas, fundações, institutos e organizações sociais para criar oportunidades de trabalhos decentes e que aumentem a renda de jovens em situação de vulnerabilidade social. Liderado pelo Instituto Aspen, nasceu há dois anos e está presente em Bogotá (Colômbia), eThekwini (África do Sul), Mombasa (Quênia), Pune e Ramgarh (Índia).  

 

Em São Paulo, o GOYN é articulado pela United Way Brasil, maior organização de filantropia do mundo dedicada à causa da educação, e conta com uma rede inicial de 85 organizações parceiras, entre elas Accenture, Em Movimento, Fundação Arymax, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Coca Cola, Prudential e JP Morgan.  

 

SERVIÇO

Evento de Lançamento do GOYN em São Paulo
Data: 24 de novembro de 2020
Horário: das 10h às 11h30
Inscrições pelo link: http://bit.ly/lancamentogoynsp
Saiba mais em: https://www.goynsp.org/ 

Assine nossa Newsletter

    Logo +Unidos
    Youtube Flickr Linkedin Facebook ...