Uma proposta educacional de Pensamento Computacional e Robótica adequada ao currículo regular da rede pública de ensino.

NÚMEROS DO PROJETO

Escolas da Zona Sul de SP

Oficinas de formação para professores

Professores Beneficiados

Alunos Beneficiados

Oficinas de formação para alunos

Onde queremos chegar

Inclusão

Contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento da educação por meio da inclusão digital, essencial na inserção social e empregabilidade no século XXI

Acessibilidade

Ampliar o acesso de professores e
estudantes à recursos tecnológicos de alta
qualidade e conhecimento especializado

ConeXão

Reforçar a importância da união entre setor privado e público para melhorar a infraestrutura de conectividade nas escolas e promover inovação e inclusão tecnológica, inicialmente com um projeto piloto

ImpLementação

Implementar aulas de Pensamento Computacional e Robótica no currículo escolar da rede pública de ensino

PARCEIROS

O piloto RoboLab surgiu de uma parceria entre a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e a Qualcomm com o objetivo de incentivar professores a desenvolverem atividades computacionais em 10 escolas, entre junho e novembro de 2018.

Para tanto, o Grupo +Unidos tem a missão de implementar, executar e acompanhar o projeto, enquanto o Instituto TIM é o responsável pela conectividade nas escolas, fundamental para o bom andamento de todas as atividades.

Metodologia

O Instituto Crescer é a instituição que desenvolve o conteúdo pedagógico do RoboLab, além de realizar as formações e coordenar facilitadores de campo para acompanhamento do projeto.

DESIGN THINKING

Conjunto de métodos e processos para abordar problemas, relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções.

problem-based learning

Forma de aprendizado que estimula a pró-atividade e o aprimoramento pessoal em um grupo por meio de discussões profundas de casos interdisciplinares.

ESCOLAS

Clovis de Oliveira

Clovis de Oliveira

Dr. Carlos A. de Freitas Villalva Jr.

Heloisa Carneiro

Waldemar Rodrigues da Silva Pastor

Emanoel A. de Araújo Artista Plastico

Santo Dias da Silva

José Duarte Jr

Maria Juvenal Homem de Mello

Paulino Nunes Esposo

Doutor Mário Lopes Leão

As instituições de ensino selecionadas para participar do projeto piloto são escolas estaduais situadas na região sul da capital paulista.

São elas: Emanoel Alves de Araújo, Dr. Carlos Augusto de Freitas Villalva Jr., Professora Heloisa Carneiro, Pastor Waldemar Rodrigues da Silva, Doutor Clóvis de Oliveira, Santo Dias da Silva, Professora Maria Juvenal Homem de Mello, Paulino Nunes Esposo, Professor José Duarte Júnior e Mário Lopes Leão.

DOWNLOADS

h

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

h

Marco Zero

h

Diretrizes de Acompanhamento

h

Regulamento da Feira de Tecnologia

h

RESOLUÇÃO ROBOLAB (SECRETARIA DA EDUCAÇÃO)

BLOG ROBOLAB

PROJETO ROBOLAB: CONECTANDO A EDUCAÇÃO AO FUTURO

O projeto é uma parceria entre o Grupo +Unidos, a Qualcomm e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e representa avanços importantes no processo de formação tecnológica do jovem e de sua inserção no mercado de trabalho global.

DEPOIMENTOS

A parceria com a Secretária de Educação do Estado de São Paulo e o Grupo +Unidos traz uma oportunidade única para a Qualcomm contribuir de forma fundamental para o desenvolvimento da educação no estado por meio da inclusão digital, tão necessária para a inserção social e empregabilidade no século XXI, neste mundo cada vez mais tecnológico.

Rafael Steinhauser

Presidente da América Latina, Qualcomm

O RoboLab é uma inovação importante para dentro da escola. A minha expectativa é de que o aluno tenha um olhar um pouco mais maduro para a tecnologia, de como ela se desenvolve principalmente na parte de software e programação. Eu acredito que os alunos gostam muito do curso, porque tem uma parte muito lúdica, de fazer acontecer.

Adriana Ribeiro

Professora, EE Carlos Augusto de Freitas Villalva Jr.

Mais do que preparar os alunos e professores, é essencial criar um ambiente dentro da escola pública onde a linguagem computacional e robótica sejam vistas como algo relevante. Esperamos que esses conteúdos sejam incorporados ao currículo da educação básica que existe hoje, com a mesma importância de Ciências, Matemática e Português.      

Augusto Corrêa

Diretor Executivo, Grupo +Unidos

Este projeto está sendo uma oportunidade única para aprimorar o meu conhecimento sobre a área. Minhas expectativas só crescem em relação ao RoboLab, creio que conseguiremos superar as dificuldades com os códigos e que a nossa melhor arma é a nossa enorme criatividade.       

                

Ana Paula Santos Macedo

Estudante, EE Paulino Nunes Esposo

O RoboLab é um projeto inovador para a escola pública porque agrega valores que fazem com que ela tenha um caráter diferente. A programação abre inúmeras possibilidades para que os alunos explorem um novo universo. Essa oportunidade que nos foi dada diminui a distância entre quem tem acesso à tecnologia e quem tem muita dificuldade.                                                          

Luis Tadeu Juvenal

Professor, EE Santo Dias

Estou muito confiante com o projeto, os professores estão muito comprometidos e empolgados e acredito que os resultados terão um impacto muito positivo na vida dos alunos. A ideia é que eles tenham um conhecimento de base, para que eles possam desenvolver os próprios projetos.

                                                          

Karina Menegaldo

Professora, Instituto Crescer